“Mercado colorido”:

percepções de gays sobre o mercado de trabalho de Teresina-PI.

Autores

  • Breno de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Ana Beatriz Laurindo Souza Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Liliane Leite Moreira Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Palavras-chave:

Gestão, Diversidade, Saúde

Resumo

O espaço organizacional apresenta-se como um dos principais locais em que se encontram manifestos os dilemas da atualidade, entre eles, a discriminação baseada na orientação sexual. Nessa pesquisa, buscou-se analisar as percepções de homossexuais sobre o ser gay nas organizações de trabalho. Para tanto, aplicou-se entrevista semiestruturada em 10 homossexuais do sexo masculino e utilizou-se como orientação metodológica a Análise de Conteúdo. Os homossexuais perceberam diversas formas de preconceito e assédio referente à sua orientação sexual, tanto na sociedade, quanto nas organizações.  O sair do armário” foi identificado como um fator complicador para o gay frente ao mercado de trabalho e as características femininas dos gays foram apontadas de forma negativa e preconceituosa, perpetuando em consequências na saúde emocional destes. A superação da discriminação só é possível a partir da desconstrução de modelos heteronormativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Psicólogo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especialista em Saúde da Família pela UNIPÓS, e mestrando em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ana Beatriz Laurindo Souza, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Psicólogo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Liliane Leite Moreira, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também é professora da Universidade Estadual do Piauí (CCS/UESPI).

Downloads

Como Citar

1.
Ferreira B de O, Souza ABL, Moreira LL. “Mercado colorido”:: percepções de gays sobre o mercado de trabalho de Teresina-PI. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 20º de abril de 2024];6(2):Pag. 1565-1584. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2966

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)