O USO DO BLOG EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL COMO FERRAMENTA DE ACESSO À REALIDADE ESCOLAR

Autores

  • Maurícia Simões dos Santos Palácio
  • Klaus Schlünzen Junior

Resumo

Esta pesquisa, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação e à sua Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente, contemplou um estudo de caso de um blog de uma escola pública municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Versa sobre um blog escolar que se configura como ferramenta de acesso à realidade escolar e que serve como ponto de reflexão para o gestor escolar.  A partir da análise dos textos publicados, este trabalho teve como objetivo geral analisar se o uso do blog pode ser espaço de informação e gestão de caráter institucional e pedagógico-administrativo podendo, desencadear a participação do coletivo escolar dentro da visão de gestão democrática. A utilização de blogs pelas escolas ainda é uma ação recente e há muito a ser descoberto. Nessa perspectiva, este trabalho se propôs a desvendar alguns recursos que venham a contribuir, de alguma forma, com o papel do gestor escolar em relação à Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), em especial ao uso do blog, e o estabelecimento de um processo integrador e interacionista com a comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
dos Santos Palácio MS, Junior KS. O USO DO BLOG EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL COMO FERRAMENTA DE ACESSO À REALIDADE ESCOLAR. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];1(1):pag. 577-588. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/289

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)