O USO DO BLOG EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL COMO FERRAMENTA DE ACESSO À REALIDADE ESCOLAR
Resumo
Esta pesquisa, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação e à sua Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Presidente Prudente, contemplou um estudo de caso de um blog de uma escola pública municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Versa sobre um blog escolar que se configura como ferramenta de acesso à realidade escolar e que serve como ponto de reflexão para o gestor escolar. A partir da análise dos textos publicados, este trabalho teve como objetivo geral analisar se o uso do blog pode ser espaço de informação e gestão de caráter institucional e pedagógico-administrativo podendo, desencadear a participação do coletivo escolar dentro da visão de gestão democrática. A utilização de blogs pelas escolas ainda é uma ação recente e há muito a ser descoberto. Nessa perspectiva, este trabalho se propôs a desvendar alguns recursos que venham a contribuir, de alguma forma, com o papel do gestor escolar em relação à Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), em especial ao uso do blog, e o estabelecimento de um processo integrador e interacionista com a comunidade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).