O USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE FÍSICA:

CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO

Autores

  • Paula Mesquita Melques
  • Klaus Schlünzen Junior
  • Ana Maria Osorio Araya

Resumo

O presente trabalho corresponde a uma pesquisa de Mestrado que possui como campo de pesquisa uma sala de aula do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de Presidente Prudente/São Paulo, Brasil. O objetivo principal é investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais (OE) nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando como ferramenta o Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para isso, busca-se contemplar os seguintes objetivos específicos: analisar como os OE podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar se os OE pré-selecionados contemplam a acessibilidade, favorecendo seu uso por alunos com deficiência; analisar se os OE selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. Devido a recursos como áudio, imagem, situações dinâmicas e a oportunidades de realizar experiências práticas e trabalhar em grupo, os resultados preliminares indicam que os OE selecionados a partir de critérios de avaliação pré-definidos podem contribuir não só com a inclusão escolar de todos os alunos, mas também com a inclusão social, em especial do aluno com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Melques PM, Junior KS, Araya AMO. O USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE FÍSICA:: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 24º de novembro de 2024];1(1):pag. 700-711. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/303

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)