Augusto Rodrigues e as Escolinhas de Arte do Brasil:
entre o ensino moderno, pós-moderno e hodierno da arte
Palavras-chave:
Augusto Rodrigues, Ensino da Arte, Escolinhas de Arte do BrasilResumo
Esse artigo explora o legado das Escolinhas de Arte do Brasil e sua relação com o ensino atual. Propõe como objetivos a (re)valorizar o legado de Augusto Rodrigues, compreender mudanças nas estratégias de ensino/aprendizagem das escolinhas, analisar transformações para a educação moderna e iluminar rupturas e aspectos que permanecem no que chamamos de ensino pós-moderno da arte. Questiona se haveria na experiência das Escolinhas sementes para abrir caminho para o ensino de arte que almejamos. Inicia pela apresentação de aspectos biográficos de Augusto Rodrigues e históricos do artista/educador e das Escolinhas de Arte do Brasil. Enfatiza as transformações que implantadas nas relações de ensino/aprendizagem e busca iluminar as contribuições das Escolinhas para a organização formal do ensino da área, especialmente focado nas artes visuais. Finaliza com a proposição de leitura crítica e histórica da BNCC em diálogo com o legado das escolinhas, numa proposição para abrir outros diálogos.