Augusto Rodrigues e as Escolinhas de Arte do Brasil:

entre o ensino moderno, pós-moderno e hodierno da arte

Auteurs-es

  • Ana Kalassa El Banat Universidade Santa Cecília / Universidade Metropolitana de Santos

Mots-clés :

Augusto Rodrigues, Ensino da Arte, Escolinhas de Arte do Brasil

Résumé

Esse artigo explora o legado das Escolinhas de Arte do Brasil e sua relação com o ensino atual. Propõe como objetivos a (re)valorizar o legado de Augusto Rodrigues, compreender mudanças nas estratégias de ensino/aprendizagem das escolinhas, analisar transformações para a educação moderna e iluminar rupturas e aspectos que permanecem no que chamamos de ensino pós-moderno da arte. Questiona se haveria na experiência das Escolinhas sementes para abrir caminho para o ensino de arte que almejamos. Inicia pela apresentação de aspectos biográficos de Augusto Rodrigues e históricos do artista/educador e das Escolinhas de Arte do Brasil. Enfatiza as transformações que implantadas nas relações de ensino/aprendizagem e busca iluminar as contribuições das Escolinhas para a organização formal do ensino da área, especialmente focado nas artes visuais. Finaliza com a proposição de leitura crítica e histórica da BNCC em diálogo com o legado das escolinhas, numa proposição para abrir outros diálogos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Kalassa El Banat, Universidade Santa Cecília / Universidade Metropolitana de Santos

Artista e arte educadora. Doutora em História pela PUCSP. Mestre em Artes pela UNICAMP. Professora de Estética e História da Arte e da Arquitetura para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e nas Licenciaturas EAD da Universidade Santa Cecília. Professora de Arte na Educação e Metodologia e Prática do Ensino da Arte nas Licenciaturas EAD da Universidade Metropolitana de Santos.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-21

Comment citer

Kalassa El Banat, A. . (2021). Augusto Rodrigues e as Escolinhas de Arte do Brasil:: entre o ensino moderno, pós-moderno e hodierno da arte. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(1), 62–75. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/38731

Numéro

Rubrique

Dossiê 50 anos - Jornal Arte&Educação