UM ROTEIRO QUE SE INVENTA
IMPREVISIBILIDADE E DESCOBERTA NA PESQUISA DE ARTISTA
Palavras-chave:
pesquisa de artista, criação artística, Poética, Memento, Christopher NolanResumo
Uma original história da investigação de um crime é evocada neste ensaio para tratar dos processos e estratégias da pesquisa de artista. Para observar as questões inspiradas pela ficção Memento (Amnésia) de Christopher Nolan, recorro aos estudos de teóricos da Poética (Paul Valéry, René Passeron, Luigi Pareyson e outros) e aos relatos dos criadores (Wim Wenders e David Lynch) sobre os processos de concepção de suas obras.
Downloads
Referências
DUCHAMP, M. O ato criador. In: BATTCOCK, G. (org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975. p.71-74.
LANCRI, J. Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade. In: BRITES, B; TESSLER, E. (org.) O meio como ponto zero. Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. p.17-33.
LYNCH, D. Em águas profundas: criatividade e meditação. Tradução Márcia Frasão. Rio de Janeiro: Gryphus, 2008.
MEMENTO (Amnésia). Direção e argumento: Chistopher Nolan. EUA, 2000, 116 min. Disponível em: https://www.YouTube.com/watch?v=eEk6SxotSDY. Acesso em: 18 out. 2020.
MULHOLLAND Drive (Cidade dos Sonhos). Direção: David Lynch. EUA/França, 2001, 147 min.
PAREYSON, L. Estética: teoria da formatividade. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
PARIS, TEXAS. Direção: Wim Wenders. França/Alemanha, 1984, 147 min.
PASSERON, R. Por uma poïanálise. In: SOUSA, E. L. A.; SLAVUTZKY, A.; TESSLER, E. (orgs.). A invenção da vida: arte e psicanálise. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. p. 9-13.
PASSERON, R. Poïética e psicanálise. Entrevista com René Passeron. Revista APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre ”“ APPOA), n. 18, p. 91- 105, 2000. Disponível em: http://www.appoa.org.br/uploads/arquivos/revista_18_3.pdf. Acesso em: 1 out. 2020.
RAUSCHER, B. B. S. Imagens do corte: desdobramentos operatórios em imagens impressas e projetadas. 2005. Tese (Doutorado em Artes) ”“ Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2005.
REY, S. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, B.; TESSLER, E. (org.) O meio como ponto zero. Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. p.125-140.
VALÉRY, P. Lições de poética. Tradução Pedro Sette Câmara. Belo Horizonte/Veneza: Âyiné, 2018.
VALÉRY, P. Variedades. Tradução Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1991.
WENDERS, W. A lógica das imagens. Tradução Maria Alexandra A. Lopes. Lisboa: Edições 70, 2010.