Performance art e teatro contemporâneo como territórios propícios aos corpos vocais queer

Autores

  • Daiane Dordete Steckert Jacobs - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14515

Resumo

Neste texto abordo os territórios da performance art e do teatro performativo  como ambientes propícios à desestabilização de ações naturalizadas no cotidiano, podendo oferecer certa perda de referencialidade nas representações de vocalidade e gênero em cena. Esta desestabilização é propícia à criação de corpos vocais queer, que estranham e estiolam a representação heteronormativa de identidade sexual e vocalidade em performance, subvertendo padrões hegemônicos de representação em prol da apresentação de outras possibilidades de ser/agir. Após a contextualização destes territórios de criação artística e conceituação de performatividade e corpo vocal queer, teço algumas reflexões sobre performances de Laurie Anderson, analisando sua prática artística como a prática de um corpo vocal queer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer:alteridades, presenças, ambivalências. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2013.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica.Trad. Thaïs Flores Nogueira Diniz e Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Flávio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.

_______. The Vocal body: extract from A Philosophical encyclopedia of the body. In: Qui Parle: Journal ofCritical Humanities and Social Sciences. Lincoln: University of Nebraska Press, 2012, Vol. 21, No. 01 p. 71-83.Translated by Matt Langione (do original em italiano).

COHEN, Renato. Performance como Linguagem.São Paulo: Perspectiva, 2002.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade:o teatro performativo. Tradução: Lígia Borges. In: Sala Preta ”“Revista de Artes Cênicas.São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2008, n. 8, p. 197-210.

FISHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance:a new aesthetics. Oxon: Routledge, 2008.

MOSTAÇO, Edélcio. Fazendo a cena: a performatividade. In: MOSTAÇO, Edélcio et al (org.). Sobre Performatividade.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009, p. 15-47.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies:an introduction. London and New York, Routledge, 2002.

_______. O que é Performance? Trad. Dandara. In: O Percevejo”“revista de Teatro, crítica e estética. Programa de Pós-Graduação em Teatro/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2003, ano 11, n. 12, p. 25-50.

STOROLLI, Wânia M. A. Movimento, respiração e canto:a performance do corpo na criação musical. Tese de Doutorado em Artes, USP, 2009.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral.Trad. Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Jacobs - Universidade do Estado de Santa Catarina, D. D. S. (2015). Performance art e teatro contemporâneo como territórios propícios aos corpos vocais queer. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1). https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14515

Edição

Seção

Dossiê - Som, Palavra e Performance II