Composição da Memória: a letra, o corpo e a palavra em cena

Autores

  • Sulian Vieira - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14510

Resumo

Serão discutidos aspectos referentes aos processos de composição da memória de materiais textuais por parte de atores e atrizes à luz das diferenças entre a letra e a palavra em performance, considerando suas materialidades e seus os modos de apreensão pelo corpo. Propomos que os processos de composição da memória de materiais textuais migrem da periferia dos processos de ensaio para dentro deles e se tornem um procedimento de ensaio importante para a eficácia da palavra em cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DAMÁSIO, Antônio R. E o cérebro criou o Homem.São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DAVINI, Silvia. Cartografias de laVoz em el Teatro Contemporâneo:El caso de Buenos Aires a fines de siglo XX. Colecção Textos y Lecturas em Ciencias Sociales. Buenos Aires: EdUNQ, 2007.

_______. Vocalidade e Cena: Tecnologias de Treinamento e Controle de Ensaio. Folhetim. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, pp. 58-73, 2002.

LIGNELLI, César. Sons e(m) Cena: parâmetros do som.Brasília: Editora Dulcina, 2013.

VIEIRA, Sulian. Abordagem Pragmática de textos teatrais e a Técnica da Micro-atuação:da letra à voz e à palavra em performance.Práticas e Poéticas Vocais I. ALEIXO, Fernando (Org). Universidade de Uberlândia. Uberlândia, pp. 53-77, 2014.

______. A questão do estilo no teatro: Abordagens de Textos Teatrais entre Tradições Estéticas Ocidentais.Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.

ZUNTHOR, Paul. A Permanência da Voz. O Correio da Unesco.Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, ano 13, n 10, outubro, pp. 04-08, 1985.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Vieira - Universidade de Brasília, S. (2015). Composição da Memória: a letra, o corpo e a palavra em cena. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1). https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14510

Edição

Seção

Dossiê - Som, Palavra e Performance II