Ensino de Artes:
a monocultura e o sonho
Mots-clés :
ensino de artes; monocultura; artes indígenas; diversidade; agroecologia.Résumé
A história da ausência das artes indígenas no currículo do ensino formal remonta os fundamentos políticos que orientaram a ocupação do solo no território brasileiro. A instalação de grandes latifúndios de monocultura se encontra com a implementação da Academia Imperial de Belas Artes, no momento em que operam na importação de modelos europeus e na eliminação da diversidade. Até que ponto essa lógica secular ainda sustenta nossas aulas de Artes? Os professores das escolas indígenas, pioneiros nesse debate, inspiram estratégias descolonizantes na escola monoepistêmica. A proposta de encontrar o lugar dos sonhos, de Ailton Krenak, em associação com o pensamento de outros autores, indígenas e não indígenas, ilumina perguntas necessárias para os professores de Arte engajados em trabalhar as artes indígenas em sala de aula.
Téléchargements
Références
BEDESCHI, Tales; PIMENTEL, Lucia. Artes indígenas e a escola não indígena: a retomada da cultura entre os Pataxó e os Xakriabá. 2020. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/33902. Acesso em: set. 2020.
CAJETE, Gregory. In: Indigenous Knowledge and Western Science: Dr. Gregory Cajete Talk. BanffEvents. 2015b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nFeNIOgIbzw&t=500s. Acesso em: 17 jul. 2019.
CARVALHO, José Jorge de Carvalho. Encontro de saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-
CORRÊA XAKRIABÁ, Célia Nunes; PORTELA, Cristiane de Assis. O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. 2018. 218 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/34103/3/2018_C%c3%a9liaNunesCorr%c3%aaa.pdf. Acesso em: 19 out. 2019.
COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1ª edição. 1ª reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
ESBELL, Jaider. Catálogo da exposição Moquém_Surarî – arte indígena contemporânea. MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2021. ISBN: 978-65-990406-6-5.
FARIA, Tales Bedeschi; SILVA, Vanginei Leite. Artes do povo Xakriabá e a escola monoepistêmica: desafios metodológicos. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 553-580, set./dez. 2020. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte.
FRAZER, Baressa.; YUNKAPORTA, Tyson. Wik pedagogies: adapting oral culture processes for print-based learning contexts. The Australian Journal of Indigenous Education. Cambridge University Press. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330856443_Wik_pedagogies_Adapting_oral_culture_processes_for_print-based_learning_contexts. Acesso em: 12 set. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GANZ, Louise. Imaginários da terra: ensaios sobre natureza e arte na contemporaneidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2015.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. 366 p. (Coleção cultura negra e identidades).
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
__________. CICLO DOS SONHOS - VIDA-SONHO - Cris Takuá, Moisés Piyãko e Ailton Krenak. SELVAGEM ciclo de estudos sobre a vida. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7VDJGl-49UY&t=4000s. Acesso em: 28 abr. 2022.
PATAXÓ, Luciene. Com a terra construímos a nossa história. Belo Horizonte: Literaterras-FALE/UFMG, 2012.
STEENBOK, Walter. A Arte de Guardar o Sol: Padrões da Natureza na reconexão entre florestas, cultivos e gentes. Rio de Janeiro. Bambual Editora. 2021.
STRECK, Danilo.; ADAMS, Telmo.; MORETTI, Cheron Zanini. Pensamento pedagógico em nossa América: uma introdução. In: STRECK, Danilo (org.). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. ISBN 978-85-7526-483-6.
TSING, Anna. Margens indomáveis. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 12, página 02 - 11, 2018.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O modelo e o exemplo: dois modos de mudar o mundo. In: Ciclo UFMG, 90: Desafios Contemporâneos - Eduardo Viveiros de Castro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_PfE54pj1wU&t=3437s. Acesso em: 08 mai 2018.
WATSON, Julia. Lo-TEK: Design by radical indigenism. Italy. Taschen. 2019.
Fontes orais:
LEITE, Nei. Fala ministrada no evento Aldeia Kilombo Século XXI, para participantes da oficina de cerâmica tradicional xakriabá. Gravação digital audiovisual (14min25seg). Centro de Educação e Cultura Flor do Cascalho. Belo Horizonte, 2018b.
LEITE, Nei. Palestra ministrada no evento Aldeia Kilombo Século XXI – Capoeira, saberes tradicionais e patrimônio vivo – culturas tradicionais, Educação e Valorização do Notório Saber. Gravação digital audiovisual (8min44seg). Espaço Espanca. Belo Horizonte, 2018d.
YUNKAPORTA, Tyson; depoimento [agosto, 2019a]. Entrevistador: Tales Bedeschi. Geelong, Victoria - Australia. 2019.Gravação digital em audiovisual (2h18m). Entrevista concedida para a tese “Artes Indígenas na escola não indígena: a retomada da cultura”.