ENTRE DOIS UNIVERSOS ARTÍSTICOS
DO ROMANCE À ADAPTAÇÃO AUDIOVISUAL
DOI :
https://doi.org/10.26512/vis.v19i2.34851Résumé
A correspondência interartística de dois ou mais sistemas de mídias é recorrente em obras produzidas na contemporaneidade. A transposição do romance The seamstress (2009), de Frances Peebles, para o formato fílmico, dirigido por Breno Silveira, tem sido foco de críticas divergentes. O presente trabalho propõe-se a examinar aspectos da construção narrativa do audiovisual Entre irmãs (2017) e em que medida essa narrativa pode ser considerada artefato estético audiovisual. Para tanto, como fundamentação teórica recorremos, principalmente, aos conceitos de R. Stam, G. Betton e I. Rajewsky sobre a transposição de um sistema sígnico para outra mídia.
Â
Téléchargements
Références
BETTON, Gérard. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
GUIMARÃES, Hélio. O Romance do Século XIX na Televisão: Observações sobre a adaptação de Os Maias. In: PELLEGRINI, Tânia. et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac e Instituto Itaú Cultural, 2003.
JOHNSON, Randal. Literatura e cinema. Macunaíma: do Modernismo na literatura ao Cinema Novo. São Paulo: T. A. Queiroz, 1982.
MUNGIOLI, Maria Cristina; IKEDA, Flavia Mesquita. Costurando o tempo: estruturas cronotópicas na série “Entre Irmãs” (2018). Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0833-1.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
PELLEGRINI, Tânia. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac/Instituto Itaú Cultural, 2003.
RAJEWSKY, I. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação” ”“ uma perspectiva literária sobre a Intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes ”“ desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 15-45.
STAM, Robert. A literatura através do cinema. Realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.