Verbalizando o visível no poema narrativo Vênus e Adônis de Shakespeare

Auteurs-es

  • Anna Stegh Camati Centro Universitário Campos de Andrade

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32587

Mots-clés :

Shakespeare. Venus and Adonis. Text. Image. Intermediality.

Résumé

A apropriação de motivos, códigos e convenções das artes visuais para fins estruturais, temáticos e estéticos em discursos verbais foi primordial durante o Renascimento e continua sendo uma prática recorrente na contemporaneidade. O presente ensaio tem como objetivo examinar a transposição criativa de imagens da pintura para a poesia no poema narrativo Vênus and Adônis (1593), de Shakespeare, e discutir o uso do poeta de temas e motivos míticos para questionar as relações de gênero e sexualidade vigentes em seu tempo. Os diálogos intermidiáticos entre o visível e o legível serão abordados à luz de perspectivas teóricas de Claus Clüver, Liliane Louvel, Erwin Panofsky, Farah-Karim Cooper e Laura Mulvey.

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Publié-e

2020-07-26

Comment citer

Stegh Camati, A. (2020). Verbalizando o visível no poema narrativo Vênus e Adônis de Shakespeare. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 19(1), 218–230. https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32587

Numéro

Rubrique

Imagens legíveis, textos visíveis