Verbalizando o visível no poema narrativo Vênus e Adônis de Shakespeare

Autores/as

  • Anna Stegh Camati Centro Universitário Campos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32587

Palabras clave:

Shakespeare. Venus and Adonis. Text. Image. Intermediality.

Resumen

A apropriação de motivos, códigos e convenções das artes visuais para fins estruturais, temáticos e estéticos em discursos verbais foi primordial durante o Renascimento e continua sendo uma prática recorrente na contemporaneidade. O presente ensaio tem como objetivo examinar a transposição criativa de imagens da pintura para a poesia no poema narrativo Vênus and Adônis (1593), de Shakespeare, e discutir o uso do poeta de temas e motivos míticos para questionar as relações de gênero e sexualidade vigentes em seu tempo. Os diálogos intermidiáticos entre o visível e o legível serão abordados à luz de perspectivas teóricas de Claus Clüver, Liliane Louvel, Erwin Panofsky, Farah-Karim Cooper e Laura Mulvey.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARBEX, Márcia (org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

CLÜVER, Claus. Ekphrasis Reconsidered: On Verbal Representation of Non-Verbal Texts. In: LAGERROTH, Ulla-Britta; LUND, Hans; HEDLING, Erik (eds). Interart Poetics: Essays on the Interrelations of the Arts and Media. Amsterdam and London: Rodopi, 1997. p. 19-33.

CLÜVER, Claus. The Musikgedicht. Notes on an Ekphrastic Genre. In: BERNHART, Walter; SHER, Steven Paul; WOLF, Werner (eds). Word and Music Studies: Defining the Field. Amsterdam: Rodopi, 1999. p. 187-204.

CARTER, Sarah. Ovidian Myth and Sexual Deviance in Early Modern English Literature. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

DOEBLER, John. The Reluctant Adonis: Titian and Shakespeare. Shakespeare Quarterly, v. 33, n. 4, p. 480-490, Winter 1982.

HEFFERNAN, James. Museum of Words: The Poetics of Ekphrasis from Homer to Ashbery. Chicago: The University of Chicago Press, 1993.

KARIM-COOPER, Farah. The Hand on the Shakespearean Stage: Gesture, Touch and the Spectacle of Dismemberment. London and New York: Bloomsbury, 2016.

LOUVEL, Liliane. Poetics of the Iconotext. Ed. Karen Jacobs. Trans. Laurence Petit. Farnham UK: Ashgate, 2011.

LOUVEL, Liliane. A descrição ‘pictural’: por uma poética do iconotexto. Trad. Luiz Claudio Vieira de Oliveira. In: ARBEX, Márcia (org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006. p. 191-220.

MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. In: BRAUDY, Leo; COHEN, Marshall (eds). Film Theory and Criticism: Introductory Readings. New York: Oxford University Press, 1999. p. 833-844.

OVÃDIO. Metamorfoses. Trad. Vera Lúcia Leitão Magyar. Santana SP: Madras Editora, 2003.

PANOFSKY, Erwin. Problems in Titian, Mostly Iconographic. New York: New York University Press, 1969.

SHAKESPEARE, William. The Narrative and Other Poems. Eds. Katherine Duncan-Jones and H. R. Woudhuysen. The Arden Shakespeare. Third Series. London: Thomson Learning, 2007.

SHAKESPEARE, William. Vênus e Adônis. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: LeYa, 2013.

Publicado

2020-07-26

Cómo citar

Stegh Camati, A. (2020). Verbalizando o visível no poema narrativo Vênus e Adônis de Shakespeare. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 19(1), 218–230. https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32587

Número

Sección

Imagens legíveis, textos visíveis