Território contaminado ”“ impureza e mistura em conexões artísticas entre África e Brasil

Auteurs-es

  • Roberto Conduru Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20465

Mots-clés :

Mestre Valentim. Quilombo. Mestre Didi. Joias de crioulas. Arquitetura dos agudás.

Résumé

O texto aborda a articulação de dimensões ocidentais e não ocidentais da arte produzida no Brasil desde o século XVI até o presente, focando em alguns processos, instituições, artistas e obras marcados por conexões entre Brasil e África: a espacialidade dos quilombos a partir de sua cartografia; as joias de crioulas; a arquitetura construída por mecardores de escravos e ex-escravos na região do golfo do Benim; a arte produzida nas e para as comunidades religiosas afro-brasileiras, com destaque para a obra de Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi.

 

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Publié-e

2017-06-26

Comment citer

Conduru, R. (2017). Território contaminado ”“ impureza e mistura em conexões artísticas entre África e Brasil. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(1), 81–101. https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20465

Numéro

Rubrique

Dossiê - A arte não ocidental no contexto múltiplo e transdisciplinar da contemp