Entre os discursos poético, crítico e historiográfico artístico

L’Altra Figura, de Giulio Paolini

Auteurs-es

  • Vera Pugliese Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20197

Mots-clés :

Giulio Paolini. Historiografia da arte. Crítica de arte. Teoria da arte. Abordagem ao fenômeno artístico.

Résumé

O artigo discute como uma obra de arte, L’Altra Figura (1983) de Giulio Paolini, compreendida como discurso, pode dialogar com diferentes literaturas artísticas, diante do atual debate sobre a circunscrição da história da arte, suas práticas e metodologias. A hipótese de que o discurso teórico poderia ser crítico e poético é colocada em jogo mediante diferentes abordagens à obra de Paolini entre a crítica e a historia da arte, face à inacessibilidade do fenômeno estético e de um discurso totalizante sobre ele.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALBERTI, L. B. Da Pintura (Livro II). In: LICHTENSTEIN, J. (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, Vol. 6, 2004, p. 25-35.

ARGAN, G. C. Preâmbulo ao estudo da História da Arte. In: _____.; FAGIOLO, M. Guia da História da Arte. São Paulo: Estampa, 1994.

BERTONI, M. Giulio Paolini: Dove vedo. In: Critica e documentazione, supplemento del periodico Segno, n° 132, n° 7, Pescara, apr. 1994, p. 14-25. Disponível em: Ë‚http://www.fondazionepaolini.it/files_saggi/Bertoni_1994.pdf˃. Acesso: 28/09/2015.

BONAVOGLIA, A. Waste: quel che resta dell'arte. In: Kainós Rifiuti: Rivista On Line di Critica Filosofica. N° 4-5, 2004. Disponível em: Ë‚http://www.kainos.it/numero4/percorsi/waste.html˃. Acesso: 15/16/2006.

BOND, A. Objects and associations. In: _____.; TUNNICLIFFE, W. Art Gallery of New South Wales: contemporary collection / Art Gallery of New South Wales. Sydney: Art Gallery of New South Wales, 2006, p. 332-381. Disponível em:

˂http://www.artgallery.nsw.gov.au/collection/works/349.1987.a-c/˃. Acesso: 22/01/2015.

CAUQUELIN, A. Teorias da arte. São Paulo: Martins, 2005.

CELANT, G. Arte Povera: Il manifesto dell'arte povera da Flash art n°5, 1967. In: Flash Art, n° 296, Ott 2011. Disponível em: Ë‚http://www.flashartonline.it/article/arte-povera/˃. Acesso: 21/10/2015.

_____. Giulio Paolini, Sonnabend Press: New York, 1972. Republicado em _____. (org.) Giulio Paolini 1960-1972. Milano: Fondazione Prada, 2003, p. 282.

DIDI-HUBERMAN, G. Devant le Temps, Paris: Minuit, 2000.

DISCH, M. Giulio Paolini: Catalogo ragionato 1960-1999. Milano: Skira, 2 vols., 2008.

FOUCAULT, Michel. Las Meninas. In: _____. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 6ª ed., 1995, p. 19-31.

GENETTE, G. Palimpsestes. Paris: Le Seuil, 1982.

_____. O complexo de Narciso. In: _____. Figuras. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 23-30.

LICHTENSTEIN, J. (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, 14 vols., 2004-2014.

PANOFSKY, E. Idea: a evolução do conceito de belo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PAOLINI, G. Figures / Intentions (vol. 1) e Images / Index (vol. 2), Le Nouveau Musée, Villeurbanne, 1984. Disponível em:

˂http://www.fondazionepaolini.it/en/files/Villeurbanne_1984_ENG.pdf˃. Acesso em 21/11/2015.

PLATÃO. República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 6ª ed., 1990.

PLÃNIO, O VELHO. História Natural (Livro 35). In: LICHTENSTEIN, J. (org.). A pintura: textos essenciais. São Paulo: Editora 34, Vol. 1, 2004, p. 73-86.

POLA, F. Un contesto Internazionale: Arte povera 1968”“70. In: Rivista Scientifico-Culturale di Arte Contemporanea, Anno 22, n° 62, 2011. Disponível em: Ë‚http://1995-2015.undo.net/it/magazines/1305821031˃. Acesso: 23/02/2015.

SATRE, B. Giulio Paolini, entre Fragment et Fragmentation. In: Influxus, mai 2014. Disponível em: Ë‚http://www.influxus.eu/numeros/article/giulio-paolini-entre-fragmentet?lang=fr˃. Acesso: 14/10/2015.

SCHLEGEL, F. O dialeto dos fragmentos. São Paulo: Iluminuras, 1991.

SCHLOSSER MAGNINO, J. von. La letteratura artistica. Florença: La Nuova Italia Editrice, 1996. Disponível em: Ë‚http://digi.ub.uniheidelberg.de/diglit/schlosser1964/0001?sid=6a6ac7ec4d0eb877ec199b7568a61cc0˃. Acesso: 25/03/2015.

SERGIO, G. Arte povera: une question d’image. In: Études photographiques, n°28, nov. 2011-2012. Disponível em: Ë‚http://etudesphotographiques.revues.org/3224˃. Acesso: 16/11/2015.

TOMASSONI, I. Giulio Paolini. In: Flash Art. n° 94-95, Milano, gen.-feb. 1980, p. 5-10. Disponível em: Ë‚http://www.fondazionepaolini.it/files_saggi/Tomassoni_1980.pdf˃. Acesso: 28/09/2015.

WINCKELMANN, J. J. Reflexões sobre arte antiga. Porto Alegre: Movimento, 1975.

Téléchargements

Publié-e

2016-02-11

Comment citer

Pugliese, V. (2016). Entre os discursos poético, crítico e historiográfico artístico: L’Altra Figura, de Giulio Paolini. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(2), 269–304. https://doi.org/10.26512/vis.v14i2.20197

Numéro

Rubrique

Colaborações - Tema Livre