A crítica à Música Nova no livro Sobre a Música, de Plutarco

Auteurs-es

  • Roosevelt Rocha - Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.26512/vis.v13i2.14494

Résumé

Em seu tratado Sobre a Música, Plutarco trata, entre outros temas, das transformações pelas quais passou a arte musical desde a segunda metade do século VI a. C. até o século IV a. C. Ao longo desse processo, a arte das Musas, que incluía palavra, melodia e, eventualmente, dança, sofreu uma decadência. Ao tratar disso, ele faz críticas mais ou menos explícitas especificamente à Nova Música dos poetas do Novo Ditirambo. Meu objetivo aqui é mostrar que críticas são essas e discutir porque Plutarco, citando muitas vezes Aristóxeno de Tarento, julgava que a Música Nova era pior do que as composições da Música Antiga, representada por poetas como Simônides e Píndaro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BORTHWICK, E. K. (1968) ‘Notes on the Plutarch De musica and the Cheiron of Pherecrates’, em Hermes, 96, pp. 60-73.

BRUSSICH, G. F. (2000) Laso di Hermione. Testimonianze e Frammenti. Pisa: Edizioni ETS.

CONTI BIZZARRO, F. (1999) Poetica e critica letteraria nei frammenti dei poeti comici greci, Nápoles: D’Aurea Edagónagónagónitore.

DOBROV, G. (1998) ‘From Criticism to Mimesis: Comedy and the New Music’, em Drama 5: Griechisch-Römische Komödie und Tragödie II, pp. 49-74.

DÜRING, I. (1945) ‘Studies in Musical Terminology in 5th Century Literature’, em Eranos, 43, pp. 176-197.

GARCÃA ROMERO, F. (1993) ‘Los Ditirambos de Baquílides’, em Cuadernos de Filología Clásica, n. s. 3, pp. 181-205.

GOSTOLI, A. (1990) Terpander, Roma: Edizioni dell’Ateneo.

HENDERSON, J. (1990) The Maculate Muse, Oxford.

HORDERN, J. H. (ed.) The Fragments of Timotheus of Miletus. Oxford Classical Monographs. Oxford: Oxford University Press, 2002.

IERANÒ, G. (1997) Il Ditirambo di Dioniso. Le Testimonianze Antiche, Roma-Pisa: Istituti Editoriali e Poligrafici Internazionali.

KASSEL, R. E AUSTIN, C. (ed.) (1983-2001) Poetae Comici Graeci, 8 vols., Berlim e Nova Iorque.

KIRKWOOD, G. M. (1974) Early Greek Monody. The History of a Poetic Type, Ãtaca e Londres: Cornell University Press.

MERIANI, A. (2003) Sulla Musica Greca Antica. Studi e Ricerche, Nápoles: Alfredo Guida Editore.

PIANKO, G. (1963) ‘Un comico contributo alla storia della musica greca: Chirone, di Ferecrate’, em Eos, 53, pp. 56-62.

PICKARD-CAMBRIDGE, A. W. (1962) Dithyramb, Tragedy and Comedy, Oxford: Clarendon.

PINTACUDA, M. (1978) La Musica nella Tragedia Greca, Cefalù: Lorenzo Misuraca Editore.

PLUTARCO (2010) Sobre o Afecto aos Filhos e Sobre a Música. Tradução do Grego, Introdução e Notas de Carmen Soares e Roosevelt Rocha. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

PRIVITERA, G. A. (1965) Laso di Hermione nella Cultura Ateniese e nella Tradizione Storiografica. Roma: Edizioni dell’Ateneo.

PRIVITERA, G. A. (1979) ‘Il Ditirambo fino al IV secolo’, em Bandinelli, R. B. (ed.) Storia e civiltà dei Greci, vol. 5, Milano: Bompiani.

RESTANI, D. (1983) ‘Il Chirone di Ferecrate e la “Nuova” Musica Greca’, em Rivista Italiana di Musicologia, 18, pp. 139-192.

RESTANI, D. (1984) ‘In margine al Chirone di Ferecrate’, em Rivista Italiana di Musicologia, 19, 203-205.

ROCHA, R. (2006) ‘A invenção dos nomos e seu desenvolvimento no Sobre a Música, de Plutarco’, em Calíope, n. 15, pp. 112-130. Disponível em http://www.letras.ufrj.br/pgclassicas/files/upload/caliope15.pdf.

ROCCONI, E. (2003) Le Parole delle Muse. La formazione del lessico tecnico musicale nella Grecia Antica, Roma: Edizioni Quasar.

SCHÖNEWOLF, H. (1938) Der jungattische Dithyrambos. Wesen, Wirkung, Gegenwirkung, Giessen: Buchdruckerei Heinz Meyer.

VISCONTI, A. (1999) Aristosseno di Taranto. Biografia e Formazine Spirituale, Nápoles: Centre Jean Bérard.

WEIL, H. e REINACH, T. (1900) Plutarque. De la musique. Édition critique et Explicative, Paris, Ernest Léroux Éditeur.

WEST, M. L. (1992a) ‘Analecta Musica’, em Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, 92, pp. 1-54.

ZIEGLER, K. (1960) ‘Plutarchea’, em Studi in Onore a Luigi Castiglione, Florença, pp. 1105-1135.

ZIEGLER, K. (19662) Plutarchi Moralia. Vol. VI.3. Perì mousikês (Plan. 39), Leipzig, Teubner. (Edição adotada para nossa tradução).

ZIMMERMANN, B. (1993) ‘Comedy’s Criticism of Music’, em Drama 2: Intertextualität in der griechisch-römischen Komödie, pp. 39-54.

Téléchargements

Publié-e

2015-09-13

Comment citer

Rocha - Universidade Federal do Paraná, R. (2015). A crítica à Música Nova no livro Sobre a Música, de Plutarco. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 13(2). https://doi.org/10.26512/vis.v13i2.14494

Numéro

Rubrique

Dossiê - História, Textos, Artes