A crítica à Música Nova no livro Sobre a Música, de Plutarco

Autores/as

  • Roosevelt Rocha - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v13i2.14494

Resumen

Em seu tratado Sobre a Música, Plutarco trata, entre outros temas, das transformações pelas quais passou a arte musical desde a segunda metade do século VI a. C. até o século IV a. C. Ao longo desse processo, a arte das Musas, que incluía palavra, melodia e, eventualmente, dança, sofreu uma decadência. Ao tratar disso, ele faz críticas mais ou menos explícitas especificamente à Nova Música dos poetas do Novo Ditirambo. Meu objetivo aqui é mostrar que críticas são essas e discutir porque Plutarco, citando muitas vezes Aristóxeno de Tarento, julgava que a Música Nova era pior do que as composições da Música Antiga, representada por poetas como Simônides e Píndaro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BORTHWICK, E. K. (1968) ‘Notes on the Plutarch De musica and the Cheiron of Pherecrates’, em Hermes, 96, pp. 60-73.

BRUSSICH, G. F. (2000) Laso di Hermione. Testimonianze e Frammenti. Pisa: Edizioni ETS.

CONTI BIZZARRO, F. (1999) Poetica e critica letteraria nei frammenti dei poeti comici greci, Nápoles: D’Aurea Edagónagónagónitore.

DOBROV, G. (1998) ‘From Criticism to Mimesis: Comedy and the New Music’, em Drama 5: Griechisch-Römische Komödie und Tragödie II, pp. 49-74.

DÜRING, I. (1945) ‘Studies in Musical Terminology in 5th Century Literature’, em Eranos, 43, pp. 176-197.

GARCÃA ROMERO, F. (1993) ‘Los Ditirambos de Baquílides’, em Cuadernos de Filología Clásica, n. s. 3, pp. 181-205.

GOSTOLI, A. (1990) Terpander, Roma: Edizioni dell’Ateneo.

HENDERSON, J. (1990) The Maculate Muse, Oxford.

HORDERN, J. H. (ed.) The Fragments of Timotheus of Miletus. Oxford Classical Monographs. Oxford: Oxford University Press, 2002.

IERANÒ, G. (1997) Il Ditirambo di Dioniso. Le Testimonianze Antiche, Roma-Pisa: Istituti Editoriali e Poligrafici Internazionali.

KASSEL, R. E AUSTIN, C. (ed.) (1983-2001) Poetae Comici Graeci, 8 vols., Berlim e Nova Iorque.

KIRKWOOD, G. M. (1974) Early Greek Monody. The History of a Poetic Type, Ãtaca e Londres: Cornell University Press.

MERIANI, A. (2003) Sulla Musica Greca Antica. Studi e Ricerche, Nápoles: Alfredo Guida Editore.

PIANKO, G. (1963) ‘Un comico contributo alla storia della musica greca: Chirone, di Ferecrate’, em Eos, 53, pp. 56-62.

PICKARD-CAMBRIDGE, A. W. (1962) Dithyramb, Tragedy and Comedy, Oxford: Clarendon.

PINTACUDA, M. (1978) La Musica nella Tragedia Greca, Cefalù: Lorenzo Misuraca Editore.

PLUTARCO (2010) Sobre o Afecto aos Filhos e Sobre a Música. Tradução do Grego, Introdução e Notas de Carmen Soares e Roosevelt Rocha. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

PRIVITERA, G. A. (1965) Laso di Hermione nella Cultura Ateniese e nella Tradizione Storiografica. Roma: Edizioni dell’Ateneo.

PRIVITERA, G. A. (1979) ‘Il Ditirambo fino al IV secolo’, em Bandinelli, R. B. (ed.) Storia e civiltà dei Greci, vol. 5, Milano: Bompiani.

RESTANI, D. (1983) ‘Il Chirone di Ferecrate e la “Nuova” Musica Greca’, em Rivista Italiana di Musicologia, 18, pp. 139-192.

RESTANI, D. (1984) ‘In margine al Chirone di Ferecrate’, em Rivista Italiana di Musicologia, 19, 203-205.

ROCHA, R. (2006) ‘A invenção dos nomos e seu desenvolvimento no Sobre a Música, de Plutarco’, em Calíope, n. 15, pp. 112-130. Disponível em http://www.letras.ufrj.br/pgclassicas/files/upload/caliope15.pdf.

ROCCONI, E. (2003) Le Parole delle Muse. La formazione del lessico tecnico musicale nella Grecia Antica, Roma: Edizioni Quasar.

SCHÖNEWOLF, H. (1938) Der jungattische Dithyrambos. Wesen, Wirkung, Gegenwirkung, Giessen: Buchdruckerei Heinz Meyer.

VISCONTI, A. (1999) Aristosseno di Taranto. Biografia e Formazine Spirituale, Nápoles: Centre Jean Bérard.

WEIL, H. e REINACH, T. (1900) Plutarque. De la musique. Édition critique et Explicative, Paris, Ernest Léroux Éditeur.

WEST, M. L. (1992a) ‘Analecta Musica’, em Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, 92, pp. 1-54.

ZIEGLER, K. (1960) ‘Plutarchea’, em Studi in Onore a Luigi Castiglione, Florença, pp. 1105-1135.

ZIEGLER, K. (19662) Plutarchi Moralia. Vol. VI.3. Perì mousikês (Plan. 39), Leipzig, Teubner. (Edição adotada para nossa tradução).

ZIMMERMANN, B. (1993) ‘Comedy’s Criticism of Music’, em Drama 2: Intertextualität in der griechisch-römischen Komödie, pp. 39-54.

Publicado

2015-09-13

Cómo citar

Rocha - Universidade Federal do Paraná, R. (2015). A crítica à Música Nova no livro Sobre a Música, de Plutarco. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 13(2). https://doi.org/10.26512/vis.v13i2.14494

Número

Sección

Dossiê - História, Textos, Artes