Instrumentos e estratégias de avaliação para a mediação cultural
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20199Palabras clave:
Ação educativa. Avaliação. Museus de arte. Ferramentas. ReflexãoResumen
Este texto reflete sobre formas de avaliar o trabalho educativo que museus desenvolvem com seus públicos. Contemporaneamente, em resposta aos preceitos de mediação cultural que têm sido empregues nos museus, as propostas de avaliação se identificam como reflexões sobre os processos, recorrendo a diferentes instrumentos para aferir suas relações com os visitantes, nomeadamente: questionários, entrevistas, observações e mapas conceituais ou de sentido. A combinação e associação destas ferramentas é empregue por diferentes modelos que serão discutidos ao longo do texto, são eles: Generic Learning Outcomes, Assessment for Learning, Personal Meaning Maps e Contemporary Gallery Education. A análise de cada um dos modelos é realizada com exemplos práticos, visando identificar aspectos importantes para a construção de estratégias de avaliação para a mediação cultural.
Descargas
Citas
BINKS, George; UZZELL, David. Monitoring and evaluation: the techniques. In: HOOPER-GREENHILL, Eilean. (org.). The educational role of the museums. Leicester: Routledge, 1999.
BLACK, Paul; WILLIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in education: Principles, policy & practice, v. 5, n. 1, p. 7”“74, 1998.
BULL, Phil. A begginer’s guide of museum evaluation. In: HOOPER-GREENHILL, Eilean. (org.). The educational role of the museums. Leicester: Routledge, 1999.
CUTLER, Nancy. Evaluation. In: JOHNSON, A. et al. (orgs.). The museum educator’s manual - Educators share sucessfull techniques. Lanham: AltaMira Press, 2009.
ECONOMOU, Maria. Evaluation strategies in the cultural sector: the case of the Kelvingrove Museum and Art Gallery on Glasgow. Journal Museum and Society, v. 2, n. 1, p. 30”“46, 2004.
FALK, John; MOUSSOURI, Theano; COULSON, Douglas. The effect of visitors’ agendas on museum learning. Curator: The Museum Journal, v. 41, n. 2, p. 107”“120, 1998.
FRÓIS, João Pedro. Os Museus de Arte e a Educação: Discursos e Práticas Contemporâneas. 2008.
FUCHS, Jenna. “Generic Learning Outcomes” as a strategic tool for evaluation learning impact. ICOM-CECA Viena Austria 2007. Disponível em: <http://www.jennifuchs.com/sites/default/files/2007-08%20ICOM-CECA%20Research%20Paper%20-%20BTPW%20(J%20Fuchs).pdf>. Acesso em: 6 ago. 2015.
HEIN, George. Evaluation of museum programs and exhibits. In: HOOPERGREENHILL, Eilean. (org.). The educational role of the museums. Leicester: Routledge, 1999.
HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museum and their visitors. Leicester: Routledge, 1994.
HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museum and Education: Purpose, pedagogy, performance. Leicester: Routledge, 2007.
JONES, Penny; ANSON, Libby; HITCHINS, Alex. (orgs.). Watch this space - Toolkit. Londres: Engage in the visual arts, 2008.
McGREGOR, Sheila. Are we talking the same language? Approaches to assessment in schools and gallery education. In: JONES, Penny; DALY, Eileen. (orgs.). Watch This Space: Galleries and schools in partnership. Londres: Engage in the visual arts, 2008.
PEKARIK, Andrew J. From knowing to not knowing: moving beyond “outcomes”. Curator: The Museum Journal, v. 53, n. 1, p. 105”“115, 2010.
PINTO, Julia Rocha. Processos avaliativos em mediação cultural: a postura reflexiva das ações educativas. Dissertação (Mestrado em Artes e Educação). São Paulo:
Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2012.
PINTO, Julia Rocha. Reflexões sobre o meio: O espaço entre a Escola e o Museu de Arte Contemporânea. Tese (Doutorado em Educação Artística). Porto: Universidade do Porto, 2015.
PRINGLE, Emily. Learning in the gallery: context, process, outcomes. Londres: Engage in the visual arts, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.