O Canto: incidência na atividade teatral e aplicação na formação de atores

Autores/as

  • Marco Flavio de Alvarenga - Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14514

Resumen

Em síntese, o presente artigo é composto por considerações acerca de relações do canto com a humanidade em uma perspectiva histórica e estética relacionadas ao teatro e a formação de atores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música.São Paulo: Livraria Martins Editora, 1980.

ARTAUT, Antonin. O teatro e seu Duplo.São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ASLAN, Odette. O Ator no século XX.São Paulo: Perspectiva, 1994.

BARBA, Eugênio. Além das ilhas flutuantes.Campinas: Hucitec/Unicamp, 1994.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro.São Paulo: Perspectiva, 2003.

BEUTHENMULLER, Gloria; LAPORT. O Despertar da Comunicação Vocal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1989.

BURNIER, Luis Otávio. A Arte de Ator, da técnica à representação.Campinas: Unicamp, 2001.

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro.São Paulo: UNESP, 1997.

CARMO JR., José Roberto do. Da voz aos instrumentos musicais.São Paulo: Annablume, 2005.

CHENG, Stephen Chun-Tao. O Tao da Voz.Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

COSTA, Henrique Olival & ANDRADA E SILVA, Marta Assumpção de. Voz Cantada, Evolução, avaliação e terapia fonoaudiológica. São Paulo: Lovise, 1998.

COSTA, Edilson. Voz e Arte Lírica ”“Técnica vocal ao alcance de todos. Lovise, 2001.

FORTUNA, Marlene. A performance da Oralidade Teatral. São Paulo: Annablume, 2000.

FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia.Trad.: Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Cultrix, 1995.

GREENE, Alan. The New Voice. USA: Chapell & Co., Inc.: 1975.

GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski(1959-1969). São Paulo: Perspectiva. 2007.

GUENOUN, Denis. O Teatro é Necessário?.São Paulo: Perspectiva, 2004.

GUBERFAIN, Jane Celeste (ORG.). Voz em cena.Rio de Janeiro: Revinter, 2004. V.1-2.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós Dramático.São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro.São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

REIS, Sandra Loureiro de Freitas. Estudo Panorâmico da evolução das Artes.Belo Horizonte: UFMG, 1983.

ROUBINE, Jean-Jaques. A Arte do Ator. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1987.

SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo.São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante.São Paulo: UNESP, 19991.

SOBREIRA, Silvia Garcia. Desafinação Vocal.Rio de Janeiro. ISBN:85-902930-1-7, 2002.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do Ator.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

_______. A Criação da personagem.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

VALENTE, Heloisa de Araujo Duarte. Os Cantos da Voz: entre o ruído e o silêncio. SãoPaulo: Annablume, 1999.

WERBECK-SVARDSTROM, Valborg. A escola do desvendar da voz: um caminho para a redenção na arte do canto.São Paulo: Antroposófica, 2001.

WISNIK, José Miguel. O Som e O Sentido.São Paulo: Cia das Letras, 2006.

ZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno.São Paulo: Cosac Naify, 2003.

Publicado

2015-11-06

Cómo citar

Alvarenga - Universidade Federal de Ouro Preto, M. F. de. (2015). O Canto: incidência na atividade teatral e aplicação na formação de atores. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1). https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14514

Número

Sección

Dossiê - Som, Palavra e Performance II