O Canto: incidência na atividade teatral e aplicação na formação de atores
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14514Resumen
Em síntese, o presente artigo é composto por considerações acerca de relações do canto com a humanidade em uma perspectiva histórica e estética relacionadas ao teatro e a formação de atores.Descargas
Citas
ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música.São Paulo: Livraria Martins Editora, 1980.
ARTAUT, Antonin. O teatro e seu Duplo.São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ASLAN, Odette. O Ator no século XX.São Paulo: Perspectiva, 1994.
BARBA, Eugênio. Além das ilhas flutuantes.Campinas: Hucitec/Unicamp, 1994.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro.São Paulo: Perspectiva, 2003.
BEUTHENMULLER, Gloria; LAPORT. O Despertar da Comunicação Vocal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1989.
BURNIER, Luis Otávio. A Arte de Ator, da técnica à representação.Campinas: Unicamp, 2001.
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro.São Paulo: UNESP, 1997.
CARMO JR., José Roberto do. Da voz aos instrumentos musicais.São Paulo: Annablume, 2005.
CHENG, Stephen Chun-Tao. O Tao da Voz.Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
COSTA, Henrique Olival & ANDRADA E SILVA, Marta Assumpção de. Voz Cantada, Evolução, avaliação e terapia fonoaudiológica. São Paulo: Lovise, 1998.
COSTA, Edilson. Voz e Arte Lírica ”“Técnica vocal ao alcance de todos. Lovise, 2001.
FORTUNA, Marlene. A performance da Oralidade Teatral. São Paulo: Annablume, 2000.
FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia.Trad.: Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Cultrix, 1995.
GREENE, Alan. The New Voice. USA: Chapell & Co., Inc.: 1975.
GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski(1959-1969). São Paulo: Perspectiva. 2007.
GUENOUN, Denis. O Teatro é Necessário?.São Paulo: Perspectiva, 2004.
GUBERFAIN, Jane Celeste (ORG.). Voz em cena.Rio de Janeiro: Revinter, 2004. V.1-2.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós Dramático.São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro.São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
REIS, Sandra Loureiro de Freitas. Estudo Panorâmico da evolução das Artes.Belo Horizonte: UFMG, 1983.
ROUBINE, Jean-Jaques. A Arte do Ator. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1987.
SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo.São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante.São Paulo: UNESP, 19991.
SOBREIRA, Silvia Garcia. Desafinação Vocal.Rio de Janeiro. ISBN:85-902930-1-7, 2002.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do Ator.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
_______. A Criação da personagem.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
VALENTE, Heloisa de Araujo Duarte. Os Cantos da Voz: entre o ruído e o silêncio. SãoPaulo: Annablume, 1999.
WERBECK-SVARDSTROM, Valborg. A escola do desvendar da voz: um caminho para a redenção na arte do canto.São Paulo: Antroposófica, 2001.
WISNIK, José Miguel. O Som e O Sentido.São Paulo: Cia das Letras, 2006.
ZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno.São Paulo: Cosac Naify, 2003.