Moving images and the production of presence in Misanthrofreak

Authors

  • Rodrigo Desider Fischer Universidade de Brasília
  • Roberta Kumasaka Matsumoto Universidade de Brasília
  • Glauber Gonçalves de Abreu Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20640

Keywords:

Theatre. Moving image. Cinefication. Photogeny. Presence

Abstract

Based on the project Misanthrofreak, directed by Rodrigo Fischer (2014), the paper aims to analyze how the moving images can be constituted as an agency in the production of presence. Since the film was created, the audiovisual materials have been changing our perception and our relation to the world. Hence, our understanding of acting, presence, the conception of time-space and the boundary of the performing arts. We’d like to present the concept of cinefication and photogeny to describe the creative process of Misanthrofreak and also to show the organic body's dispossession in relation to images and objects in order to destabilize the focus of production of presence onstage, and consequently the concept of theatricality.

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Author Biographies

Rodrigo Desider Fischer, Universidade de Brasília

Pesquisador colaborador e bolsista PNPD do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Doutor em Processos Composicionais para a Cena pela Universidade de Brasília e City University of New York com uma investigação sobre o cinema de John Cassavetes e sua contribuição para o trabalho do ator. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e no Departamento de Performance Studies da New York University com uma pesquisa sobre performance polifônica a partir do agenciamento entre imagens, sons, objetos e corpos.

Roberta Kumasaka Matsumoto, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Artes Cênicas, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Antropologia Fílmica pela Université Paris X ”“ Nanterre, coordena o Laboratório Imagens e(m) Cenae o Grupo de Pesquisa de mesmo nome, no qual são desenvolvidas pesquisas que problematizam as fronteiras entre teatro, vídeo, cinema, dança, performance e instalação, os processos criativos e as metodologias de pesquisa nas Artes Cênicas

Glauber Gonçalves de Abreu, Instituto Federal Fluminense

Professor do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense. Licenciado em Educação Artística e Mestre em Arte pela Universidade de Brasília, desenvolve pesquisa de Doutorado sobre a noção de presença na cena contemporânea, sob orientação da professora Dra. Roberta K. Matsumoto. Escreveu o livro Canteiro de Obras: notas sobre o teatro candango(2012), no qual apresenta e analisa os primeiros cinquenta anos da produção teatral de Brasília. Utiliza o pseudônimo Glauber Coradesqui

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Published

2018-10-01

How to Cite

Fischer, R. D., Matsumoto, R. K., & Abreu, G. G. de. (2018). Moving images and the production of presence in Misanthrofreak. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 65–87. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20640

Issue

Section

Imagem e(m) Cena