Paris, etapa obrigatória para a glória. Os prêmios concedidos aos artistas estrangeiros nos Salões parisienses de 1802 a 1824

Authors

  • Dominique Lobstein
  • Maria de Fátima Morethy Couto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20368

Keywords:

Salão. Prêmios. Artistas estrangeiros.

Abstract

Após a reforma de 1791, que abriu as portas do Salão a todos os artistas, os estrangeiros apresentaram-se em massa para expor. Quando um sistema de premiação foi estabelecido, no início do século seguinte, os estrangeiros se beneficiaram imediatamente. Os documentos preservados do evento permitem identificar os artistas estrangeiros premiados - sendo o primeiro o pintor espanhol José Aparicio, em 1804 - e o tipo de prêmio obtido. Segundo uma estratégia comum, os medalhistas, que vinham estudar por alguns anos na França, retornavam a seus países e corroboravam suas carreiras nesse reconhecimento oficial parisiense, situação perfeitamente ilustrada por John Constable fazendo inserir a moldagem de sua medalha de ouro do Salão 1824 na moldura de seu Carroça de Feno (Londres, National Gallery).

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References

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Published

2016-11-07

How to Cite

Lobstein, D., & Couto, M. de F. M. (2016). Paris, etapa obrigatória para a glória. Os prêmios concedidos aos artistas estrangeiros nos Salões parisienses de 1802 a 1824. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 23–43. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20368

Issue

Section

Dossiê - Estratégias de circulação: artistas, obras e imagens entre trânsitos e