Escutar glossolalias: a experiência da voz em performance a partir do outro

Autores

  • Gil Roberto Gomes de Almeida - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14511

Resumo

A percepção e produção de sentido da voz em performance é necessariamente perpassada por uma escuta que a redimensiona e a recria. Trata-se de um devir do performer que se retroalimenta por meio da experiência, afetando corpos e construindo mundo. Tal escuta sugere a alteridade enquanto porosidade aos afetos do outro, ao mesmo tempo em que se revela como possibilidade técnica na produção vocal. Dessa forma, a glossolalia, enquanto um conjunto de práticas que fazem desarrazoar vocalidades, pode suscitar uma escuta singular, estabelecendo uma alteridade instigante nos processos de criação do performer, inferindo princípios para uma técnica vocal. A partir dessas considerações, o presente artigo procura discutir as possibilidades de uma escuta para a produção da voz no contexto da performance, apontando princípios de uma técnica baseada na alteridade.

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Publicado

2015-11-06

Como Citar

Almeida - Universidade de Brasília, G. R. G. de. (2015). Escutar glossolalias: a experiência da voz em performance a partir do outro. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1). https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14511

Edição

Seção

Dossiê - Som, Palavra e Performance II