Escutar glossolalias: a experiência da voz em performance a partir do outro

Authors

  • Gil Roberto Gomes de Almeida - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14511

Abstract

A percepção e produção de sentido da voz em performance é necessariamente perpassada por uma escuta que a redimensiona e a recria. Trata-se de um devir do performer que se retroalimenta por meio da experiência, afetando corpos e construindo mundo. Tal escuta sugere a alteridade enquanto porosidade aos afetos do outro, ao mesmo tempo em que se revela como possibilidade técnica na produção vocal. Dessa forma, a glossolalia, enquanto um conjunto de práticas que fazem desarrazoar vocalidades, pode suscitar uma escuta singular, estabelecendo uma alteridade instigante nos processos de criação do performer, inferindo princípios para uma técnica vocal. A partir dessas considerações, o presente artigo procura discutir as possibilidades de uma escuta para a produção da voz no contexto da performance, apontando princípios de uma técnica baseada na alteridade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Gil Roberto G. Diferença voz glossolalia artaud performance. 146 f. Dissertação deMestrado. Brasília: UnB, 2015.

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARTHES, Roland.O óbvio e o Obtuso: Ensaios Críticos III.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

CERTEAU, Michel de. La Fable Mystique, XVI-XVII siècle II.Paris: Gallimard, 2013.

_______. A Invenção do Cotidiano. São Paulo: Editora Vozes, 2011.

COURTINE, Jean-Jacques. Les silences de la voix. Langages, 91, 1988,pág. 7-25.

DAVINI, Silvia Adriana. Cartografias de la voz en el Teatro Contemporaneo: El caso de Buenos Aires a Fines del Siglo XX.Universidad Nacional de Quilmes: Ed. Bernal, 2007.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche.Lisboa: Edições 70, 2009.

_______. Diferença e Repetição.São Paulo: Graal, 2009.

_______. Crítica e Clínica.São Paulo: Ed. 34, 2004.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs -Capitalismo & Esquizofrenia.Vol. 4, São Paulo: 34, 2005.

_______. Mil Platôs -Capitalismo & Esquizofrenia.Vol. 2, São Paulo: 34, 2002.

_______. Mil Platôs -Capitalismo & Esquizofrenia. Vol. 3, São Paulo: 34, 1999.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou.São Paulo: UNESP, 2002.

HAOULI, Janele El. Demetrio Stratos -Em busca da voz-música.Londrina: J. E. Halouli, 2002.

HOFMANNSTHAL, Hugo von. Una Carta (De Lord Philip Chandos a Sir Francis Bacon).Valencia: Pre-Textos, 2008.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual?.São Paulo: Editora 34, 2011.

NOVARINA, Valère. Teatro para os ouvidos.Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

POZZO, Alessandra. La Glossolalie en Occident.Paris: Les Belles Lettres, 2013.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura.São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Published

2015-11-06

How to Cite

Almeida - Universidade de Brasília, G. R. G. de. (2015). Escutar glossolalias: a experiência da voz em performance a partir do outro. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1). https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14511

Issue

Section

Dossiê - Som, Palavra e Performance II