Do moderno ao informal: contribuições para uma história da arte expressiva brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14481Abstract
Lourival Gomes Machado compreende o gesto como um denominador comum reúne períodos e produções díspares, pois revelaria a subjetividade do artista, esta concebida como resultado de uma poética pessoal aliada à mentalidade de uma época e lugar. Neste artigo, visa-se apresentar os contornos do pensamento crítico de Gomes Machado propondo que suas idéias constituem quase que uma história da arte expressiva brasileira, que se encontra dispersa em sua produção crítica.Downloads
References
a Bienal de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna, set.-dez., 1959.
ALVES, Andrea Cortes. Revista Renascença: a arte da academia e a fotografia na constituição do imaginário nacional. Trabalho de Iniciação Científica. FAPESP fev. 2009 ”“ jan. 2010. Orientador: Tadeu Chiarelli. ECA-USP.
ANDRADE, Mário. “Ensaio sobre Clóvis Graciano”. Em: Clóvis Graciano. São Paulo: Padilla Indústrias Gráficas S.A., 1975, p.15.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
COCCHIARALE, Fernando e GEIGER, Anna Bella. Abstracionismo: geométrico e informal. A vanguarda brasileira nos anos cinqüenta. Rio de Janeiro: FUNARTE / Instituto de Artes Plásticas, 1987.
CHIARELLI, Tadeu. Um Jeca nos Vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil. São Paulo, EDUSP, 1995.
____. “Lívio Abramo e a conciliação tensa de opostos”. Em: Matrizes do Expressionismo no Brasil: Abramo, Goeldi e Segall. Rio de Janeiro: Paço Imperial, São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2000.
____. Pintura não é só beleza: a crítica de arte de Mário de Andrade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. “Mário Pedrosa, Ferreira Gullar e a abstração informal no Brasil”. Novos Estudos CEBRAP, n.58, nov.2000, p.203-213.
DUARTE, Paulo Sergio. “Modernos fora dos eixos”. Em: AMARAL, Aracy (org.). Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro: MAM, 1998.
FERNANDES, Ana Cândida Franceschini de Avelar. Por uma Arte Brasileira: modernismo, barroco e abstração expressiva na crítica de Lourival Gomes Machado. Tese (doutorado) em Artes. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. 2012.
MACHADO, Lourival Gomes. Retrato da Arte Moderna do Brasil. São Paulo: Departamento de Cultura, 1947.
____.“Mário de Andrade, crítico de arte”. Habitat, n.21, pp.36-9, mar/abr. 1955.
____. “Ainda não é amanhã”. O Estado de São Paulo, Suplemento Literário, 15 dez. 1956.
____. “Fernando Lemos ”“ barroco”. Habitat, n.53, mar./abr.1959.
____. “Yolanda Mohalyi ”“ Transição e constância”. Habitat, n.52, jan./fev. 1959, p.48-9.
____. “A terra tremia”. Suplemento Literário, O Estado de S. Paulo, 24 jan. 1959.
____. “Bienal: novo e autêntico”. Suplemento Literário, O Estado de S. Paulo, 4 nov. 1961.
____. “Características do Barroco no Brasil”. Em: Revista do Instituto Histórico e Geográfico: Guarujá-Bertioga, n.11, ano 20, 1978.
MILLIET, Maria Alice. Mostra do Redescobrimento: Brasil 500 anos. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2000.
PEDROSA, Mario. “A Bienal de cá pra lá”. Em: Política das artes: textos escolhidos I. Organização Otília Beatriz Fiori Arantes. São Paulo: Edusp, 1995.