Imagens em movimento e a produção de presença em Misanthrofreak

Autores

  • Rodrigo Desider Fischer Universidade de Brasília
  • Roberta Kumasaka Matsumoto Universidade de Brasília
  • Glauber Gonçalves de Abreu Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20640

Palavras-chave:

Teatro. Imagem em movimento. Cineficação. Fotogenia. Presença.

Resumo

Neste artigo, por meio do estudo do espetáculo Misanthrofreak, de Rodrigo Fischer (2014), buscamos apontar de que modo as imagens em movimento podem se constituir como agenciadoras na produção de presença. Desde o final do século XIX, primeiramente o cinema e, em seguida, o vídeo têm estimulado e modificado nossa percepção, nossa relação com o mundo e, consequentemente, nosso entendimento sobre o trabalho do ator, a presença, os desdobramentos do tempo e do espaço cênicos e, neste sentido, os limites das artes da cena. Apresentamos os conceitos de cineficação e fotogenia para descrever momentos do processo criativo de Misanthrofreake demonstrar a despossessão do corpo orgânico em relação às imagens e objetos, desestabilizando certo núcleo de produção de presença em cena e, com isso, a própria noção de teatralidade. 

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Biografia do Autor

Rodrigo Desider Fischer, Universidade de Brasília

Pesquisador colaborador e bolsista PNPD do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Doutor em Processos Composicionais para a Cena pela Universidade de Brasília e City University of New York com uma investigação sobre o cinema de John Cassavetes e sua contribuição para o trabalho do ator. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e no Departamento de Performance Studies da New York University com uma pesquisa sobre performance polifônica a partir do agenciamento entre imagens, sons, objetos e corpos.

Roberta Kumasaka Matsumoto, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Artes Cênicas, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Antropologia Fílmica pela Université Paris X ”“ Nanterre, coordena o Laboratório Imagens e(m) Cenae o Grupo de Pesquisa de mesmo nome, no qual são desenvolvidas pesquisas que problematizam as fronteiras entre teatro, vídeo, cinema, dança, performance e instalação, os processos criativos e as metodologias de pesquisa nas Artes Cênicas

Glauber Gonçalves de Abreu, Instituto Federal Fluminense

Professor do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense. Licenciado em Educação Artística e Mestre em Arte pela Universidade de Brasília, desenvolve pesquisa de Doutorado sobre a noção de presença na cena contemporânea, sob orientação da professora Dra. Roberta K. Matsumoto. Escreveu o livro Canteiro de Obras: notas sobre o teatro candango(2012), no qual apresenta e analisa os primeiros cinquenta anos da produção teatral de Brasília. Utiliza o pseudônimo Glauber Coradesqui

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Fischer, R. D., Matsumoto, R. K., & Abreu, G. G. de. (2018). Imagens em movimento e a produção de presença em Misanthrofreak. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 65–87. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20640

Edição

Seção

Imagem e(m) Cena