Instrumentos e estratégias de avaliação para a mediação cultural

Autores

  • Julia Rocha Pinto Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20199

Palavras-chave:

Ação educativa. Avaliação. Museus de arte. Ferramentas. Reflexão

Resumo

Este texto reflete sobre formas de avaliar o trabalho educativo que museus desenvolvem com seus públicos. Contemporaneamente, em resposta aos preceitos de mediação cultural que têm sido empregues nos museus, as propostas de avaliação se identificam como reflexões sobre os processos, recorrendo a diferentes instrumentos para aferir suas relações com os visitantes, nomeadamente: questionários, entrevistas, observações e mapas conceituais ou de sentido. A combinação e associação destas ferramentas é empregue por diferentes modelos que serão discutidos ao longo do texto, são eles: Generic Learning OutcomesAssessment for LearningPersonal Meaning Maps e Contemporary Gallery Education. A análise de cada um dos modelos é realizada com exemplos práticos, visando identificar aspectos importantes para a construção de estratégias de avaliação para a mediação cultural.

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Pinto, J. R. (2016). Instrumentos e estratégias de avaliação para a mediação cultural. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(2), 281–299. https://doi.org/10.26512/vis.v15i2.20199

Edição

Seção

Colaborações - Tema Livre