Corpos estranhos em terras distantes:

o monstruoso nos relatos de viagens

Autores

Palavras-chave:

Monstros, grotesco, relatos de viagens, Idade Média

Resumo

No alvorecer do século XVI, uma carta parte do litoral recém-batizado de Vera Cruz em direção ao trono português. Nela, Pero Vaz de Caminha descreve minúcias da paisagem e dos corpos que ali habitavam: corpos que lhe despertavam encanto, mas que, por sua nudez e silêncio diante da língua europeia, eram traduzidos como selvagens. Poucas décadas depois, Hans Staden narra sua travessia em território indígena, apresentando ao mundo europeu a imagem do canibal como testemunho de verdade. A partir dessas vozes, este trabalho interroga as formas pelas quais a ideia de monstro foi tecida nos relatos de viagem, atravessando tempos e geografias. Busca-se compreender como o corpo grotesco — herança de concepções antigas — reaparece em diferentes épocas, sustentando visões de alteridade que ainda ressoam em nossa modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Pol da Rosa, PPGAV - UFRGS

Yasmin Pol da Rosa é doutoranda em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV-UFRGS).

Niura Ribeiro, UFRGS

Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte, pelo PPGV de Artes Visuais, Instituto de Artes, UFRGS, com a tese, "Entre a lente e o pincel: interfaces de linguagens"; é Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; possui Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria. Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche, na Université Paris-I, Panthèon Sorbonne, Paris, França, de setembro de 2011 a março de 2012, com o prof. Dr. Michel Poivert. É professora no PPGAV - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Departamento de Artes Visuais nos cursos de Bacharelado em História da Arte, Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro da ABCA/AICA e CBHA. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, "Deslocamentos da Fotografia na Arte". Foi Chefe substituta no Departamento de Artes Visuais. Foi Coordenadora-substituta do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, PPGAV (2021-2025), Instituto de Artes/UFRGS. Foi Chefe substituta da COMGRAD do curso de Bacharelado em História da Arte. Foi membro do Colegiado do Departamento de Artes Visuais/Instituto de Artes/UFRGS. É membro do corpo editorial das Revistas Concinnitas (UERJ) e Revista Porto Arte (PPGAV/UFRGS). Coordena a publicação da Série Interfaces, PPGAV/UFRGS. Tem trabalhos de pesquisas com ênfase em Fotografia e Artes Visuais no período moderno e contemporâneo. Escreve para revistas especializadas, livros de arte, catálogos de exposições. É co-organizadora do dossiê "Transbordamentos entre Fotografia e Arte", Revista Porto Arte, PPGAV/UFRGS. Participa de seminários, congressos e encontros na área de História da Arte. Fez curadorias como A Fotografia e suas relações com outras linguagens; A Fotografia como Corpo Performatizado, a autoridade da imagem construída, Mar Negro; Ficções de um Jardim: fotografia e literatura; A fotografia e suas transversalidades: cênicas, gráficas e pictóricas, entre outras. Recebeu Prêmio Açorianos de Artes Plásticas por Curadoria de Exposição (2014). Participa de várias comissões de seleções de obras de arte para espaços expositivos. (Texto informado pelo autor)

Referências

BURKE, Peter. Testemunha Ocular. História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

CAMINHA, Pero Vaz. A carta de Pero Vaz de Caminha. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1999.

DUTRA, Isadora. Monstros, Gigantes e Índios no Novo Mundo. Revista E-letras, Curitiba, vol. 20, n.20, p. 1-16, 2010.

FRIEDMAN, John Block. The Monstrous Races in Medieval Art and Thought. Syracuse: Syracuse University Press, 2000.

GIL, José. Monstros. Lisboa: Quetzal, 1994.

KAPPLER, Claude. Monstros, Demônios e Encantamentos no Fim da Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KAYSER, Wolfgang. O Grotesco: configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2009.

SANTOS, Fabiano. Lira Dissonante: considerações sobre aspectos do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Sousa. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

STADEN, Hans. Duas Viagens ao Brasil: primeiros registros sobre o Brasil. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2010.

TUCHERMAN, Ieda. Breve História do Corpo e de seus Monstros. Portugal: Editora Veja, 1999.

VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Convite à Estética. Rio de Janeiro: Editora Record, 1999.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Pol da Rosa, Y., & Ribeiro, N. A. L. (2025). Corpos estranhos em terras distantes: : o monstruoso nos relatos de viagens. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 24(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/59693