Funções de Estímulos Pré-experimentais na Formação de Classes de Equivalência

Autores

  • Verônica Bender Haydu Universidade Estadual de Londrina
  • Carolyne Tomaz de Aquino Universidade Estadual de Londrina
  • Larissa Botelho Gaça Universidade Federal de São Paulo
  • Gerson Yukio Tomanari Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3524

Palavras-chave:

Classes de equivalência, Ciúme romântico, Relações condicionais, Escolha de acordo com modelo

Resumo

Relações condicionais pré-experimentais que eliciam respostas emocionais, como ciúme, podem afetar a formação de classes de equivalência? Haveria diferenças entre homens e mulheres? Para abordar essas questões, 19 participantes, de ambos os sexos, foram expostos a treinos e testes para a formação de quatro classes de equivalência, uma delas constituída pelo nome do(a) namorado(a), o nome de mulher/homem desconhecida(o) e duas figuras não-familiares. Após os testes, aplicou-se a Escala de Ciúme Romântico. Os participantes classificados com maior grau de ciúme não formaram as classes de equivalência, independentemente de serem homens ou mulheres. Sugere-se que relações pré-experimentais com funções afetivas interferiram na formação das classes de equivalência em que o nome do namorado(a) deveria ser relacionado ao nome de desconhecido(a).

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Biografia do Autor

Verônica Bender Haydu, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, Mestrado em Análise do Comportamento,Universidade Estadual de Londrina.

Carolyne Tomaz de Aquino, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, Universidade Estadual de Londrina.

Gerson Yukio Tomanari, Universidade de São Paulo

Instituto de psicologia da Universidade de São Paulo  

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Publicado

2019-03-08

Como Citar

Haydu, V. B., Aquino, C. T. de, Gaça, L. B., & Tomanari, G. Y. (2019). Funções de Estímulos Pré-experimentais na Formação de Classes de Equivalência. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3524

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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