Ensino de Leitura de Sentenças:
Contribuições da Análise do Comportamento
Palavras-chave:
Processos de aprendizagem, Equivalência de estímulos, Leitura de sentenças, Encadeamento, Escolha-de-acordo-com-modelo, EscolaresResumo
O paradigma da equivalência de estímulos tem sido pouco usado para estudar o ensino de leitura de sentenças. O efeito de um procedimento envolvendo ensino e testes de relações condicionais, seguido pelo encadeamento de palavras sobre a leitura com compreensão de sentenças no presente, passado e futuro, e sobre a generalização de leitura, foi investigado. Participaram oito escolares, com 7 a 9 anos. O procedimento incluiu pré e pós-teste, três fases de ensino e testes de leitura com compreensão, um teste de conectividade e um teste de construção de sentenças. A leitura de palavras e de sentenças melhorou do pré para o pós-teste em todos os casos, demonstrando que o procedimento foi efetivo para ensinar leitura com compreensão de sentenças.
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