Ensino de Leitura de Sentenças:

Contribuições da Análise do Comportamento

Autores

  • Verônica Bender Haydu Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Carolina Zuanazzi Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Grauben José Alves de Assis Universidade Federal do Pará
  • Olivia Misae Kato Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Processos de aprendizagem, Equivalência de estímulos, Leitura de sentenças, Encadeamento, Escolha-de-acordo-com-modelo, Escolares

Resumo

O paradigma da equivalência de estímulos tem sido pouco usado para estudar o ensino de leitura de sentenças. O efeito de um procedimento envolvendo ensino e testes de relações condicionais, seguido pelo encadeamento de palavras sobre a leitura com compreensão de sentenças no presente, passado e futuro, e sobre a generalização de leitura, foi investigado. Participaram oito escolares, com 7 a 9 anos. O procedimento incluiu pré e pós-teste, três fases de ensino e testes de leitura com compreensão, um teste de conectividade e um teste de construção de sentenças. A leitura de palavras e de sentenças melhorou do pré para o pós-teste em todos os casos, demonstrando que o procedimento foi efetivo para ensinar leitura com compreensão de sentenças.

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Publicado

2015-11-16

Como Citar

Haydu, V. B., Zuanazzi Fernandes, A. C., Alves de Assis, G. J., & Misae Kato, O. (2015). Ensino de Leitura de Sentenças:: Contribuições da Análise do Comportamento. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(2), 145–154. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18102

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