Efeitos Tardios do Bullying e Transtorno de Estresse Pós-Traumático:

Uma Revisão Crítica

Autores

  • Paloma Pegolo de Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Sabrina Mazo D'Affonseca UFSCar
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams UFSCar

Palavras-chave:

Psicologia, Comportamento Social e Violência, Bullying, TEPT, Violência, Trauma

Resumo

Apesar de haver lacunas na literatura sobre os efeitos tardios que podem ocorrer em indivíduos que foram vítimas bullying na escola, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático tem sido apontado como o principal transtorno psiquiátrico associado à violência. O presente trabalho teve o objetivo de identificar e organizar a produção científica atual na área. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica considerando livros e artigos publicados, bem como pesquisa eletrônica em bases de dados. Percebeu-se que há necessidade de mais estudos que elucidem os efeitos tardios do bullying e, assim, embasar a prevenção desse fenômeno, contribuindo para o planejamento de intervenções no contexto escolar e, também, para o tratamento de indivíduos que apresentem efeitos de vitimização por bullying.

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Publicado

2013-04-22

Como Citar

Albuquerque, P. P. de, D’Affonseca, S. M., & Williams, L. C. de A. (2013). Efeitos Tardios do Bullying e Transtorno de Estresse Pós-Traumático:: Uma Revisão Crítica. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(1), 91–98. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17596

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