Interação professor-aluno:
o que perguntam os alunos?
Palavras-chave:
Interação professor-aluno, Perguntas, AlunosResumo
RESUMO - Ao longo de seis meses do período letivo, num total de 9 horas e 45 minutos, foram registradas as verbalizações de uma professora de 1ª msérie do Ensino Fundamental e de seus alunos, durante atividades de classe. Do tratamento e análise dos dados resultou um sistema de categorias que descreve a natureza das perguntas dos alunos, das verbalizações da professora e das atividades acadêmicas. Grande parte das perguntas consistia em solicitações de permissão para participar de atividade acadêmica ou para ir ao banheiro, e de informação relativa a conteúdo académico. Aproximadamente metade das verbalizações da professora foi composta de instrução ou ordem de natureza académica ou disciplinar. Embora não se pudesse afirmar que tipo de pergunta apareceria caracteristicamente em cada atividade, algumas tendências foram encontradas na distribuição das perguntas em relação à forma de apresentação das atividades. Os resultados são discutidos principalmente em termos da restrição à curiosidade do aluno imposta pelas condições de sala de aula.
Downloads
Referências
Pesquisa e realidade no ensino de primeiro grau (pp. 19-39). São Paulo: Cortez.
Carner, R. L (1963). Leveis of questioning. Education, 83, 546-550.
Corey, M. S. & Fahey, G. L. (1940). Inferring type of pupil mental activity from classroom
question asked. Journal of Educational Psychology, 31, 94-102.
Duran, A. P. (1981). Padrões de comunicação oral e compreensão da comunicação
escrita na Universidade: Estudos no Nordeste. Tese de Doutorado, Universidade
de São Paulo, São Paulo.
Gall, M. D. (1970). The use of questions in teaching. Review of Educational Research,
40(5), 707-721.
Johns, J. P. (1968). The relationship between teacher behaviors and the incidence of
thought-provoking questions by students in secondary schools. The Journal of
Educational Research, 62 (3), 117-122.
Postman, N. & Weingartner, C. (1971). Contestação - nova fórmula de ensino. Rio de
Janeiro: Editora Expressão e Cultura.
Thompson, L. H. (1924). Children's questions. Educational Research Bulletin, 26,
347-352.