Percepção de universitários com deficiência que apresentaram níveis distintos de estresse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e383112

Palavras-chave:

estresse; alunos com deficiência; ensino superior; análise bioecológica

Resumo

O artigo objetivou descrever a percepção de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará (UFPA) que apresentaram níveis distintos de estresse. Participaram do estudo 11 alunos dos 29 com estresse e 8 dos 21 sem estresse. Um questionário sociodemográfico, a Escala de Estresse Percebido e o roteiro de entrevista foram aplicados para identificar o que causa o estresse no contexto acadêmico. Os alunos com elevados níveis de estresse foram menos positivos do que os estudantes com baixos níveis de estresse. Concluiu-se que tanto os estudantes com níveis elevados de estresse quanto os com níveis baixos estão sujeitos a terem problemas emocionais e físicos quando o contexto universitário não apresenta uma acessibilidade adequada às suas necessidades especiais.

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http://hdl.handle.net/1822/12101

Publicado

2022-02-24

Como Citar

Pereira, R. R., Faciola, R. A., Pontes, F. A. R., Ramos, M. F. H., Bezerra, P. da S., & Silva, S. S. da C. (2022). Percepção de universitários com deficiência que apresentaram níveis distintos de estresse. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e383112

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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