Percepção de Alunos com Deficiência que apresentaram níveis distintos de estresse

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e383112

Palabras clave:

stress; students with disabilities; higher education; bioecological analysis

Resumen

O artigo objetivou descrever a percepção de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará que apresentaram níveis distintos de estresse. Dos 29 alunos com estresse, 11 participaram do estudo e dos 21 sem estresse, oito participaram da pesquisa. Um questionário sociodemográfico, a Escala de Estresse Percebido e o roteiro de entrevista foram aplicados para identificar o que causa estresse no contexto acadêmico. Os alunos com elevados níveis de estresse foram menos positivos do que os estudantes com baixos níveis de estresse. Concluiu-se que os estudantes com níveis elevados de estresse quantos alunos com baixo níveis de estresse estão sujeitos a terem problemas emocionais e físicos quando o contexto universitário não apresenta uma acessibilidade adequada as suas necessidades especiais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Abreu, M. & Antunes, A. P. (2011). Alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso no Ensino Superior. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. Blanco, B. D. Silva & L. S. Almeida (Eds.), Libro de Actas do XI Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha, (pp. 115-126).

Atabey, M. K., Karanci, A. N., Dirik, G., & Aydemir, D. (2011). Psychological wellbeing of Turkish university students with physical impairments: An evaluation within the stress-vulnerability paradigm. International Journal of Psychology,46(2), 106-118. doi: 10.1080/00207594.2010.513413

https://doi.org/10.1080/00207594.2010.513413

Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa, Portugal: Edições 70.

Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados (M. A. V. Veronese, Trad.). Artes Médicas.

Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. (1998). The ecology of developmental processes. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.), Handbook of child psychology: Vol. 1. Theoretical models of human development, (pp. 993-1027). John Wiley & Sons.

Censo da Educação Superior (2013). Resumo Técnico Censo da Educação Superior Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. Ministério da Educação.

Cohen, S., Karmack, T., & Mermelsteinm, R. (1983). A global measure of perceived stress. J Health Soc Behav, 24(4), 385-396.

Cohen, S., & Williamsom, G. M. (1988). Perceived Stress in a Probability Sample of United States. In S. Spacapan, & S. Oskamp, The Social Psychology of Health: Claremont Symposium on applied social psychology Newbury Park, CA: Sage.

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para psicologia [Statistics without maths: For psychology using SPSS for Windows] Artmed.

Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (1999). Regulamenta a Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Recuperado em 24 de jul. 2019, de 2019, de https://www.planalto.gov.br

https://www.planalto.gov.br

Feldt, R. C., Ferry, A., Bullock, M., Camarotti-Carvalho, A., Collingwood, M., Eilers, S., Meyer, L., & Nurre, E. (2011). Personality, career indecision, and college adjustment in the first semester. Individual Differences Research, 9, 107-114.

Ferreira, N. M. C. (2012). Educação inclusiva no ensino superior: Análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão [Dissertação de Mestrado não publicada]. Universidade Federal do Maranhão.

Florêncio, C. B. S., Ramos, M. F. H., & Silva, S. S. C. (2017). Adolescent perceptions of stress and future expectations. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(66), 60-68. Recuperado de https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272766201708

https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272766201708

Heiman, T. (2006). Social support networks, stress, sense of coherence and academic success of university students with learning disabilities. Social Psychology of Education, 9, 461-478. doi: 10.1007/s11218-006-9007-6

https://doi.org/10.1007/s11218-006-9007-6

Hong, B., Haefner, L., & Slekar, T. (2011). Faculty Attitudes and Knowledge Toward Promoting Self-Determination and Self-Directed Learning for college students with and without disabilities. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, 23(2), 175-185. Recuperado de http://www.isetl.org/ijtlhe/pdf/IJTLHE921.pdf

http://www.isetl.org/ijtlhe/pdf/IJTLHE921.pdf

Lage, M. C. (2011). Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: Uma experiência em EaD [Using NVivo software in qualitative research: A distance learning experience]. ETD: Educaçao Temática Digital, 12, 198-226. Recuperado de https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2313

https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2313

Lameu, J. N., Salazar, T. L. & Souza, W. F. (2016). Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade pública. Psic. da Educação, 42(1), 13-22. doi: 10.5935/2175-3520.20150021

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150021

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Recuperado em 23 de jul. 2019, de 2019, de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Lei nº 10.172, 9 de janeiro de 2001 (2001). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Recuperado em 24 de jul. 2019, de 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm

Lei n. 10.436, de 24 abr. de 2002 (2002). Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF. Recuperado em 24 de jul. 2019, de 2019, de http://goo.gl/WTAvU

http://goo.gl/WTAvU

Lei n. 13.146, de 18 de junho de 2015 (2015). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF. Recuperado de http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?t=169153&tp=1

http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?t=169153&tp=1

Luft, C. D. B., Sanches, S. O., Mazo, G. Z., & Andrade, A. (2007). Versão brasileira da Escala de Estresse Percebido: Tradução e validação para idosos. Rev. Saúde Pública, 41(4), 606-615.

Monzón, I. M. (2007). Estrés académico en estudiantes universitarios. Apuntes de Psicología, 25, 87-89.

Moreira, D. P., & Furegato, A. R. F. (2013). Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 21, 155-162. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000700020

https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000700020

Nuernberg, A. H. (2009). A Psicologia no contexto da educação inclusiva: Rompendo barreiras atitudinais no contexto do ensino superior. In A. A. Anache, & I. O. R. Silva (Eds.). Educação inclusiva: Experiências profissionais em psicologia Brasília: Conselho Federal de Psicologia. (pp. 153-166). Recuperado em 24 de jul. 2019, de 2019, de http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/12/livro_educacaoinclusiva.pdf

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/12/livro_educacaoinclusiva.pdf

Organização das Nações Unidas. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos Recuperado de http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php

http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (1998). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, Jontiem, 1990 Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf

http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (1994). Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais Brasília.

Persaud, N., & Persaud, I. (2015). The relationship between socio-demographics and stress levels, stressors, and coping mechanisms among undergraduate students at a university in Barbados. International Journal of Higher Education, 5(1), 11-27. doi: 10.5430/ijhe.v5n1p11

https://doi.org/10.5430/ijhe.v5n1p11

Polleto, M., & Koller, S. H. (2008). Contextos ecológicos: Promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos de Psicologia, 25(3), 405-416.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI (2008). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (MEC/SECADI), Ministério da Educação. Brasil, Brasília: MEC/SECADI.

Programa Incluir (2013). Documento Orientador Programa Incluir Acessibilidade na Educação Superior SECADI/SESu. Recuperado de http://file:///C:/Users/saionara%20pussente/Downloads/documento_orientador_programa_incluir%20(2).pdf

http://file:///C:/Users/saionara%20pussente/Downloads/documento_orientador_programa_incluir%20(2).pdf

Porta-Nova, R. M. M. M. (2009). Adaptabilidade, competências pessoais e bem-estar psicológico de jovens do ensino superior na área das ciências da saúde [Tese de Doutorado não publicada]. Instituto de Ciências Biomédicas Abel. Recuperado em 24 de jul. 2019, de 2019, de http://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/24450/2/Dissertao%20de%20Doutoramento%20Rui%20PortaNova.pdf

http://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/24450/2/Dissertao%20de%20Doutoramento%20Rui%20PortaNova.pdf

Ramos, M. F. H. (2015). Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho e Eficácia Coletiva: Percepções sobre a Docência [Tese de Doutorado não publicada]. Universidade Federal do Pará. Recuperado de http://www.ppgtpc.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/teses/Maely%20Ramos%202015.pdf

http://www.ppgtpc.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/teses/Maely%20Ramos%202015.pdf

Santos, J. A. F., Lucena, N. M. G., Rocha, T. V., Aragão, P. O. R., Gatto-Cardia, M. C., Carvalo, A. G. C., & Barros, M. F. A. (2012). Estresse em Acadêmicos do Curso de Fisioterapia. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 16(2), 89-94. doi: 10.4034/RBCS.2012.16.s2.12

https://doi.org/10.4034/RBCS.2012.16.s2.12

Scheier, M. F., & Carver, C. S. (1992). Effects of optimism on psychological and physical well-being: Theoretical overview and empirical update. Cognitive Therapy and Research, 16, 201-228. doi: 10.1007/BF01173489

https://doi.org/10.1007/BF01173489

Soares, A. P., Almeida, L. S., & Guisande, M. A. (2011). Ambiente académico y adaptación a la universidad: Um estúdio com estudiantes de 1º año de la Universidad do Minho. Revista Iberoamericana de Psicología y Salud, 2, 99-121. Recuperado em 24 de jul. 2019, de 2019, de http://hdl.handle.net/1822/12101

http://hdl.handle.net/1822/12101

Publicado

2022-02-24

Cómo citar

Pereira, R. R., Faciola, R. A., Pontes, F. A. R., Ramos, M. F. H., Bezerra, P. da S., & Silva, S. S. da C. (2022). Percepção de Alunos com Deficiência que apresentaram níveis distintos de estresse. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e383112

Número

Sección

Estudos Empíricos

Artículos más leídos del mismo autor/a