Atividades acadêmicas na rotina de crianças ribeirinhas participantes do Programa Bolsa Família

Autores

  • Viviam Rafaela Barbosa Pinheiro Freire Universidade federal do Pará
  • Simone Souza Costa Silva Universidade federal do Pará
  • Maria Lúcia Seidl de Moura Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará
  • Júlia de Almeida Roffé Borges Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Atividades acadêmicas, Bolsa família, Crianças ribeirinhas, Rotina

Resumo

Esta pesquisa objetivou classificar as atividades de ir para a escola, fazer o dever de casa e leitura na rotina de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, residentes de uma ilha na Amazônia. Os participantes foram 30 crianças: 16 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Foram utilizados os Inventários Sociodemográfico e o de Rotina. Os principais resultados mostram que, em dias de semana, a atividade de ir para a escola ocupa 16% de um dia, o dever de casa atinge 3%, não havendo dedicação à leitura fora do ambiente escolar. No fim de semana, as crianças não realizam dever de casa ou leituras. A participação dos pais na rotina dos filhos é restrita, ficando as crianças 44% do seu dia realizando tarefas de rotina sozinhas. Ações específicas de envolvimento e capacitação das famílias ribeirinhas são necessárias de forma que possam incluir mais atividades acadêmicas na rotina das crianças.

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Publicado

2013-07-04

Como Citar

Freire, V. R. B. P., Silva, S. S. C., de Moura, M. L. S., Pontes, F. A. R., & Borges, J. de A. R. (2013). Atividades acadêmicas na rotina de crianças ribeirinhas participantes do Programa Bolsa Família. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(2), 159–166. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17603

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