Autonomia-Relacionada como Tendência do Desenvolvimento do Self
Novas Evidências em um Contexto Brasileiro
Mots-clés :
Autonomia-relacionada, Gerações familiares, Cuidadoras de crianças, Modelos do desenvolvimento do selfRésumé
Estudos brasileiros, em sua maioria com mães de crianças pequenas, sobre as trajetórias de desenvolvimento do self, indicam predominância do modelo de autonomia-relacionada (AR). Visando ampliar a investigação dessa tendência, foram realizados dois estudos: 1) com avós (ôs), mães, pais e filhos (16-25 anos) e 2) quatro grupos de cuidadoras de crianças com até um ano, com níveis de escolaridade diversos, selecionados não aleatoriamente. Observamos predomínio de características de self AR para todos os participantes. O efeito da escolaridade sobre autonomia foi confirmado para os pais, a AR de pais e filhos (estudo 1), e de mães (estudo 2). Mães criadas no Rio de Janeiro (capital) têm maiores escores de autonomia. A consistência familiar de modelo de self autônomo-relacionado foi evidenciada.
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