FALA MATERNA DIRIGIDA À CRIANÇA EM CENÁRIOS COMUNICATIVOS ESPECÍFICOS:

UM ESTUDO LONGITUDINAL

Autores

  • Luciana Fontes Pessôa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Lucia Seidl-de-Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cenários comunicativos, Fala materna, Desenvolvimento

Resumo

Esse estudo longitudinal analisa as características da fala materna dirigida à criança, identificando a transição de cenários comunicativos específicos. Quatro díades mães-bebê foram filmadas dos 13 aos 24 meses da criança. As instâncias de fala materna foram classificadas em sentenças afirmativa, negativa, imperativa e interrogativa. A transição do cenário comunicativo atencional para o cenário comunicativo simbólico foi também identificada. Percebeu-se que há uma tendência do cenário atencional diminuir e do simbólico aumentar sua percentagem de tempo ao longo do desenvolvimento da criança em todas as díades observadas. Tipos específicos de sentenças maternas predominaram em determinados períodos do desenvolvimento. Acredita-se que este estudo traz uma contribuição para a literatura relativa à fala materna no desenvolvimento inicial, com dados do contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Luciana Fontes Pessôa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Luciana Fontes Pessôa - Pós-Doutoranda em Psicologia Social no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com bolsa FAPERJ Recém- Doutor, Doutora e Mestre em Psicologia Social pelo mesmo Programa, graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Evolucionista, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem inicial, aspectos pragmáticos, sintáticos e semânticos da fala materna, as transições de cenários comunicativos específicos da díade mãe-bebê, interação mãe-bebê e desenvolvimento humano. É membro e pesquisadora desde 1997 do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento (do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq) coordenado pela Profa. Dra. Maria Lucia Seidl de Moura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É integrante do Grupo de Trabalho Linguagem e Desenvolvimento Cognitivo da ANPEPP.

Maria Lucia Seidl-de-Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maria Lucia Seidl-de-Moura possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Educational Psychology - University of Wisconsin - Madison (1973), doutorado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e livre-docência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo, em psicologia evolucionista. É coordenadora da área de psicologia na FAPERJ. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nessa universidade desenvolve trabalhos na linha de pesquisa Cognição Social do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Psicologia Evolucionista. Foi vice-coordenadora do Projeto Psicologia Evolucionista, aprovado no Edital Institutos do Milênio e de Proposta sobre o mesmo tema aprovada em Programa PROCAD da CAPES.

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

Pessôa, L. F., & Seidl-de-Moura, M. L. (2011). FALA MATERNA DIRIGIDA À CRIANÇA EM CENÁRIOS COMUNICATIVOS ESPECÍFICOS:: UM ESTUDO LONGITUDINAL. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(4), 439–447. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18300

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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