Descrição de seus Filhos por Mães Brasileiras:

Dimensões de Autonomia e Relação

Autores

  • Maria Lucia Seidl de Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Korbarg Faculdade Metropolitana de Blumenau
  • Luciana Fontes Pessôa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Deise Maria Leal Fernandes Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tatiana Targino Bandeira Conselho Regional de Psicologia

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento, Crenças maternas, Autonomia, Relação

Resumo

O desenvolvimento do self é orientado de acordo com modelos culturais de autonomia, interdependência e de autonomia relacional. Este estudo visou investigar como as mães brasileiras descrevem seus filhos e identificar o modelo cultural predominante. Mães (N=94) com crianças de 17 a 22 meses de idade, foram entrevistadas. Os adjetivos mais usados foram inteligente e ativo, amoroso e carinhoso. Mais características de temperamento positivas do que negativas foram citadas, assim como mais externalização do que as características de introversão. As análises indicaram que a proporção de descritores na categoria de independência é 18,42, e na categoria de relação / interdependência, 15,78. Isto indica a tendência para um modelo autônomo relacional, corroborando o padrão observado em estudos brasileiros anteriores. O presente estudo traz evidências de trajetórias de socialização de mães brasileiras e contribui para a literatura sobre as crenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bandeira, T. T., Seidl-de-Moura, M. L., & Vieira, M. L. (2009). Metas de socialização de pais e mães para seus filhos. [Mothers’ and father’s socialization goals for theirs children]. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 19(3), 445-456.

Citlak, R., Leyendecker, B., Schölmerich, A., Driessen, R., & Harwood, R. L. (2008). Socialization goals among first - and second-generation migrant Turkish and German mothers. International Journal of Behavioral Development, 32(1), 57-66.

Harkness, S., & Super, C. M. (1994). The developmental niche: A theoretical framework for analyzing the household production of health. Social Science & Medicine, 38(2), 217-226.

Harkness, S., & Super, C. M. (2002). Culture and parenting. In M. H. Bornstein (Ed.), Handbook of parenting, Vol. 2: Biology and ecology of parenting (2nd ed., pp. 253-280). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Harkness, S., & Super, C. M. (2005). Themes and variations: Parental ethnotheories in Western cultures. In K. Rubin, & O. B. Chung (Eds.), Parental beliefs, parenting, and child development in cross-cultural perspective (pp. 61-79). New York: Psychology Press.

Harkness, S., Super, C. M., Barry, O., Zeitlin, M., & Long, J. (2009). Assessing the environment of children’s learning: The development niche in Africa. In E. L. Gicorenko (Ed.), Multicultural psychoeducational assessment (pp. 133-156). New York: Springer Publishing Company.

Harwood, R. L. (1992). The influence of culturally derived values on Anglo and Puerto Rican mothers’ perception of attachment behavior. Child Development, 63, 822-839.

Harwood, R. L., Schöelmerich, A., Ventura-Cook, E., Schulze, P. A., & Wilson, S. P. (1996). Culture and class influences on Anglo and Puerto Rican mothers’ beliefs regarding long-term socialization goals and child behavior. Child Development, 67, 2446-2461.

KaÄŸitçibaÅŸi, C. (2005). Autonomy and relatedness in cultural context: Implications for self and family. Journal of Cross-Cultural Psychology, 36, 403”“422.

KaÄŸitçibaÅŸi, C. (2007). Family, self and human development across cultures: Theory and applications. Mahwah, NJ: Erlbaum.

KaÄŸitçibaÅŸi, C. (2012). Socio-cultural change and integrative syntheses in human development: Autonomous-related self and social”“cognitive competence. Child Development Perspectives, 6, 5”“11. doi: 10.1111/j.1750-8606.2011.00173.x

Keller, H. (2007). Cultures of infancy. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Keller, H. (2012). Autonomy and relatedness revisited: cultural manifestations of universal human needs. Child Development Perspectives, 6(1), 12-18. doi: 10.1111/j.1750-8606.2011.00208.x

Keller H, Borke J, Yovsi R. (2005). Cultural orientations and historical changes as predictors of parenting behaviour, International Journal of Behavior Development, 29(3), 229-237.

Keller, H., Lamm, B., Abels, M.,Yovsi, R. D., Borke, J., Jensen, H.,... & Chaudry, N. (2006). Cultural models, socialization goals, and parenting ethnotheories: A multi-cultural analysis. Journal of Cross-Cultural Psychology, 37(2), 155”“172

Keller, H., & Otto, H. (2009). The cultural socialization of emotion regulation during infancy. Journal of Cross-Cultural Psychology, 40(6), 996-1011.

Kobarg, A., & Vieira, M. L. (2008). Crenças e práticas de mães sobre o desenvolvimento infantil nos contextos rural e urbano [Mothers’ beliefs and practices about child development in rural and urban contexts] Psicologia: Reflexão e Crítica, 2(3), 401-408.

LeVine, R. A. (1989). Cultural environments in child development. In W. Damon (Ed.), Child development today and tomorrow (pp. 52-68). San Francisco: Jossey-Bass.

Ruela, S. F. (2006). Um estudo intergeracional de crenças valorizadas por mães em uma comunidade rural do estado do Rio de Janeiro. [A intergerational study on values beliefs by mothers in a rural community in Rio de Janeiro State, Brazil]. (Unpublished master’s thesis), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil.

Seidl-de-Moura, M. L., Targino, T., Nahum, K., Cruz, E. M., Amaral, G., & De Marca, R. (2009). Parenting cultural models of a group of mothers from Rio de Janeiro, Brazil. The Spanish Journal of Psychology, 12(2), 506-517.

Seidl-de-Moura, M. L., Lordelo, E., Vieira, M. L., Piccinnini, C. A., Siqueira, J. E O., Magalhães, C. M. C. & Rimoli, A. (2008). Brazilian mothers’ socialization goals: Intracultural differences in seven cities. International Journal of Behavioral Development, 32(6), 465-472.

Super, C., & Harkness, S. (1986). The developmental niche: A conceptualization at the interface of child and culture. International Journal of Behavioral Development , 9, 545-569.

Super, C. M. & Harkness, S. (1997). The cultural structuring of child development. In J. W. Berry, P. R. Dasen & T. S. Saraswathi (Eds), Handbook of cross-cultural psychology, second edition. Vol. 2 : Basic processes and human development (pp. 1-39). Boston : Allyn & Bacon.

Vieira, M. L., Seidl-de-Moura, M. L., Lordelo, E., Piccinnini, C. A., Martins, G. D., Macarini, S. M. ... Rímoli, A.O. (2010). Brazilian mother’s beliefs about childrearing practices. Journal of Cross-Cultural Psychology, 41(2), 195-211.

Vieira, M. L., Seidl-de-Moura, M. L., Lordelo, E., Piccinnini, C. A., Martins, G. D., Macarini, S. M., et. al. (2010). Brazilian mother’s beliefs about childrearing practices. Journal of Cross-Cultural Psychology, 41(2), 195-211.

Downloads

Publicado

2013-10-16

Como Citar

Seidl de Moura, M. L., Vieira, M. L., Korbarg, A. P., Pessôa, L. F., Mendes, D. M. L. F., & Bandeira, T. T. (2013). Descrição de seus Filhos por Mães Brasileiras:: Dimensões de Autonomia e Relação. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(3), 249–255. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17612

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)