Escolares que Convivem com a Depressão Materna Recorrente
Diferenças entre os Sexos
Mots-clés :
Depressão, Diferenças sexuais (humano), Psicologia da criança, Relações mãe-criança, Rendimento escolarRésumé
Há divergências na literatura quanto à s diferenças entre os sexos na associação entre depressão materna e desenvolvimento infantil. Neste estudo, compararam-se diferenças entre os sexos relativas ao comportamento e desempenho escolar de crianças que conviviam com a depressão materna, correlacionando tais desfechos. Participaram 40 díades mãecriança, tendo as mães diagnóstico de Transtorno Depressivo Recorrente. As crianças, de sete a 12 anos, foram divididas em grupos por sexo. Foi realizada aplicação de entrevista diagnóstica, do Questionário de Capacidades e Dificuldades e do Teste de Desempenho Escolar. As meninas apresentaram mais sintomas emocionais comparadas aos meninos. Constataram-se associações significativas entre comportamento e desempenho escolar apenas para as meninas, sinalizando maior vulnerabilidade destas meninas.
Palavras-chave: depressão, diferenças sexuais (humano), psicologia da criança, relações mãe-criança, rendimento escolar
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