VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS E DESEMPENHO EM LEITURA DE CRIANÇAS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO

Auteurs-es

  • Luciane da Rosa Piccolo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Olga Garcia Falceto
  • Carmen Luisa Fernandes
  • Daniela Centenaro Levandowski Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Rodrigo Grassi-Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul - PUCRS
  • Jerusa Fumagalli Salles UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Mots-clés :

Psicololiga; Neuropsicologia Cognitiva, Fatores psicossociais, Desempenho em leitura, Compreensão de leitura, Família

Résumé

Esse estudo investigou a contribuição de fatores psicossociais para o desempenho em leitura de crianças de uma coorte populacional de baixo nível socioeconômico. As mães responderam instrumentos aos 4 meses, 2 e 5/6 anos da criança. Aos 9-11anos, 59 crianças realizaram avaliação da leitura. Encontrou-se correlações significativas negativas entre morbidade psiquiátrica materna (SRQ-20) e leitura de palavras e entre o número de familiares que moravam com a criança e leitura de palavras. A renda familiar correlacionou-se significativa e positivamente com compreensão de leitura textual. Apenas o número de familiares que residiam com a criança foi preditor do desempenho em leitura de palavras. Hipóteses explicativas são discutidas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Aaron, P. G., Joshi, R. M., Gooden, R., & Bentum, K. E. (2008). Diagnosis and treatment of reading disabilities based on the component model of reading. Journal of Learning Disabilities, 41(1), 67-84.
American Psychiatric Association (APA). (2002). DSM-IV-TR: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (4a ed.). Washington DC: Autor.
Andrada, E. G. C., Benetti, I. C., Carvalho, G. B., & Rezena, B. S. (2008). Fatores de risco e proteção para a prontidão escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, 28(3), 536-547.
Beck, A. T., Guth, D., Steer, R. A., & Ball, R. (1997). Screening for major depression disorders in medical inpatients with the Beck Depression Inventory for Primary Care. Behavior Research and Therapy, 35, 785”“791.
Beck, A. T., & Steer, R. A. (1993). Beck Depression Inventory: Manual. San Antonio: Psychology Corporation.
Beck, A. T., Ward, C. H., Mendelson, M., Mock, J., & Erbaugh, J. (1961). An inventory for measuring depression. Archives of General Psychiatry, 4, 561-571.
Carlton, M. P., & Winsler, A. (1999). School readiness: The need for a paradigm shift. School Psychology Review, 28(3), 338 - 352.
Cecconello, A. M., & Koller, S. H. (2000). Competência social e empatia: um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza. Estudos de Psicologia (Natal), 5(1), 71-93.
Costa, C. S. L., Cia, F., & Barham, E. J. (2008). Envolvimento materno e desempenho acadêmico: comparando crianças residindo com a mãe e com ambos os pais. Psicologia Escolar e Educacional, 11, 339-351.
Cunha, J. (2001). Manual em português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo.
D’Avila-Bacarji, K. M. G., Marturano, E. M., & Elias, L. C. S. (2005). Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares. Psicologia em Estudo, 10(1), 107-115.
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE. (2005). Anuário dos trabalhadores (6a ed). Retirado de http://www.dieese.org.br/rel/rac/ salminMenu09-05.xml.
Duursma, E., Pan, B. A., & Raikes, H. (2008). Predictors and outcomes of low-income fathers reading with their toddlers. Early Childhood Research Quarterly, 23, 351-365.
Evans, M. A., Shaw, D., & Bell, M. (2000). Home literacy activities and their influence on early literacy skills. Canadian Journal of Experimental Psychology, 54, 65-75.
Falceto, O. G. (2002). A influência de fatores psicossociais na interrupção precoce do aleitamento materno. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS.
Falceto, O. G., Fernandes, C. L., Kapczinski, F., Salles, J. F., Fonseca, R. P., Grassi-Oliveira, R., ... Giugliani, E. J. (2007). Fatores associados com o desenvolvimento infantil e familiar: estudo longitudinal de uma amostra populacional de crianças em idade escolar. Projeto de pesquisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Farjado, A. P., Falceto, O. G., Berger, C. B., Ramos, D. D., Cunha, J., Livi, K. L., ... Blanck, D. (2004). A atenção à saúde da criança de zero a cinco anos de idade: protocolo. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Saúde.
Ferreira, M. C. T., & Marturano, E. M. (2002). Ambiente familiar e os problemas de comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15, 35-44.
Fletcher, J. M., Lyons, G. R., & Barnes, M. A. (2007). Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Porto Alegre: Artmed.
Foy, J. G., & Mann, V. (2003). Home literacy environment and phonological awareness in preschool children: Differential effects for rhyme and phoneme awareness. Applied Psycholinguistics, 24, 59-88.
Frankenburg, W. K., Dodds, J., Archer, P., Shapiro, H., & Bresnick, B. (1992). The Denver II: A major revision and restandardization of the Denver Developmental Screening Test. Pediatrics, 90(3), 477-479.
Haney, M., & Hill, J. (2004). Relationship between parent-teaching activities and emergent literacy in preschool children. Early Child Development and Care, 174, 215-228.
Hutz, C. S., Koller, S. H., & Bandeira, D. R. (1996). Resiliência e vulnerabilidade em crianças em situação de risco. Coletâneas da ANPEPP, 1(12), 79-86.
Joshi, R. M., & Aaron, P. G. (2000). The component model of reading: Simple view of reading made a little more complex. Reading Psychology, 21, 85−97.
Kim, Y. S. (2009). The relationship between home literacy practices and developmental trajectories of emergent literacy and conventional literacy skills for Korean children. Reading and Writing, 22(1), 57-84.
Kuo, A. A., Franke, T. M., Regalado, M., & Halfon, M. (2004). Parent report of reading to young children. Pediatrics, 113(6), 1944”“1951.
Kurstjens, S., & Wolke, D. (2001). Effects of maternal depression on cognitive development of children over the first 7 years of life. Journal of Child Psychology and Psichiatry, 42(5), 623-636.
Mari, J. J., & Williams, P. (1986). A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of Sao Paulo. The British Journal of Psychiatry, 148, 23-26.
Marturano, E. M. (1999). Recursos no Ambiente Familiar e Dificuldades de Aprendizagem na Escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 15, 135-142.
Marturano, E. M. (2000). Ambiente familiar e aprendizagem escolar. In C. A. R. Funayama (Ed.), Problemas de aprendizagem: enfoque muldisciplinar. Campinas: Alínea.
Marturano, E. M. (2006). O inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 498-506.
Marturano, E. M., Alves. M. V., & Santa Maria, M. R. (1996). Crianças com dificuldades escolares: Recursos e adversidades na família [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Ed.), Resumos de comunicações científicas, XXVI Reunião Anual de Psicologia (p.117). Ribeirão Preto: SP.
Marturano, E. M., & Ferreira, M. C. T. (2004). A criança com queixas escolares e sua família. In E. M. Marturano, M. B. M. Linhares & S. R. Loureiro (Eds.), Vulnerabilidade e Proteção (pp. 217-2502). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Mendes, A. V., Loureiro, S. R., & Crippa, J. A. S. (2008). Depressão materna e a saúde mental de escolares. Revista de Psiquiatria Clínica, 35(5), 178-186.
Noble, K. G., Wolmetz, M. E., Ochs, L. G., Farah, M. J., & McCandliss, B. D. (2006). Brain”“behavior relationships in reading acquisition are modulated by socioeconomic factors. Developmental Science, 9(6), 642”“654.
Okano, C. B., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Marturano, E. M. (2004). Crianças com dificuldades escolares atendidas em programa de suporte psicopedagógico na escola: avaliação de autoconceito. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(1), 121-128.
Oliveira, E. P. M., Guerreiro, M. M., Guimarães, C. A., Brandão-Almeida, I. L., Montenegro, M. A., Cendes, F., & Hage, S. R. V. (2005). Caracterização das manifestações linguísticas de uma família com Síndrome Perisylviana. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 17(3), 393-402.
Papalia, D., Olds, S., & Feldman, R. (2006). Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed.
Peeters, M., Verhoeven, L., Moor, J., Balkom, H., & Leeuwe, J. (2009). Home literacy predictors of early reading development in children with cerebral palsy. Research in Developmental Disabilities, 30, 445”“461.
Pinto, I. D., Padovani, F. H. P., & Linhares, M. B. M. (2009). Ansiedade e depressão materna e relatos sobre o bebê prematuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(1), 75-83.
Radke-Yarrow, M., & Zahn-Waxler, C. (1990) Research on affectively ill parents: Some considerations for theory and research on normal development. Development and Psychopathology, 2, 349-366.
Salles, J. F. (2005). Habilidades e dificuldades de leitura e escrita em crianças de 2ª série: abordagem neuropsicológica cognitiva. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Salles, J. F., & Parente, M. A. P. P. (2002a). Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: Relações com compreensão e tempo de leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(2), 321-331.
Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2002b). Relação entre os processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolares. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 14(2), 141-286.
Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2004). Compreensão textual em alunos de segunda e terceira séries: uma abordagem cognitiva. Estudos de Psicologia, 9(1), 71-781.
Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2006). Heterogeneidade nas estratégias de leitura/ escrita em crianças com dificuldades de leitura e escrita. Psico, 37(1), 83-90.
Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2007). Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor. Cadernos de Pesquisa, 37(132), 687-709.
Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2008). Variabilidade no desempenho em tarefas neuropsicológicas entre crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 60, 1-10.
Salles, J. F., & Parente, M. A.M. P. (2009). As dificuldades de leitura e escrita em crianças/adolescentes: abordagem neuropsicológica cognitiva. In V. G. Haase, F. O. Ferreira & F. J. Penna (Eds.), Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência (pp. 353-373). Belo Horizonte: COOPMED.
Santos, R. S., Araújo, A. P. Q. C., & Porto, M. A. S. (2008). Early diagnosis of abnormal development of preterm newborns: assessment instruments. Journal of Pediatric, 84(4), 288-299.
Sénéchal, M., & LeFreve, J. A. (2002). Parental involvement in the development of children´s reading skill: A five-year longitudinal study. Child Development, 73(2), 445-460.
Skibbe, L. E., Justice, L. M., Zucker, T. A., & McGinty, A. S. (2008). Relations among maternal literacy beliefs, home literacy practices, and the early literacy skills of preschoolers with specific language impairment. Early Education and Development, 19, 68-88.
Smith, C., & Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed.
Snowling, M. J., Muter, V., & Carroll, J. (2007). Children at family risk of dyslexia: a follow-up in early adolescence. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 48(6), 609”“618.
Stanley, C., Murray, L., & Stein, A. (2004). The effect of postnatal depression on mother”“infant interaction, infant response to the Still-face perturbation, and performance on an Instrumental Learning task. Development and Psychopathology, 16(1), 1-18.
Stanovich, K. E., Siegel, L. S., & Gottardo, A. (1997). Converging evidence for phonological and surface subtypes of reading disability. Journal of Educational Psychology, 89, 114-127.
Sternberg, R. J., & Grigorenko, E. L. (2003) Crianças Rotuladas. São Paulo: Artmed.
The Psychological Corporation. (1999). Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence Manual. San Antonio: Autor.
Yates, D. B., Trentini, C. M., Tosi, S. D., Corrêa, S. K., Poggere, L. C., & Valli, F. (2006). Apresentação da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI). Avaliação Psicológica, 5(2), 227-233.
WHO (World Health Organization). (1994). A user’s guide to the self reporting questionnaire (SRQ). Geneva: Division of Mental Health, World Health Organization.
WHO (World Health Organization). (2009). Third international conference on children’s health and the environment: from knowledge and research to policy and action. International Conference on Children’s Health and the Environment. Geneva: Division of Mental Health, World Health Organization.
Winter, L. B., Steer, R. A., Jones-Hicks, L., & Beck, A. T. (1999). Screening for major depression disorders in adolescent medical outpatients with the Beck Depression Inventory for Primary Care. Journal of Adolescence Health, 24(6), 389-94.
Zimmerman, M. A., & Arunkumar, R. (1994). Resiliency research: implications for schools and policy. Social Policy Report, 8(1), 1-18.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-17

Comment citer

Piccolo, L. da R., Falceto, O. G., Fernandes, C. L., Levandowski, D. C., Grassi-Oliveira, R., & Salles, J. F. (2012). VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS E DESEMPENHO EM LEITURA DE CRIANÇAS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(4), 389–398. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17576

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s