As Relações entre Afetividade e Inteligência no Desenvolvimento Psicológico

Auteurs-es

  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Afetividade, Inteligência, Desenvolvimento psicológico

Résumé

Este texto apresenta considerações sobre as relações entre afetividade e inteligência no desenvolvimento psicológico, a partir de quatro modelos teóricos: as perspectivas psicogenéticas de Piaget, Wallon, Vygotsky e concepções extraídas da teoria psicanalítica de Freud. O objetivo é apontar as ênfases de cada abordagem para os aspectos afetivos e cognitivos e seu papel no desenvolvimento psicológico. Como conclusão, pode-se dizer que os modelos, interessados pela gênese da construção do conhecimento ou pela constituição do psiquismo, apresentam diferentes tipos de relação entre afetividade e inteligência. Uns propõem relações de alternância (Wallon); complementaridade de um em relação ao outro (Vygotsky) ou correspondência (Piaget) entre afetividade e inteligência, enquanto outro enfatiza aspectos pulsionais que interferem no funcionamento psicológico afetivo e cognitivo (Freud).

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Bussab, V. S. R., & Souza, M. T. C. C. de (2006). Apresentação. In V. S. R. Bussab & M. T. C. C. Souza (Eds.), Razão e emoção: diálogos em construção (pp.7-12). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Freud, S. (1972). Estudos sobre a histeria. Rio de Janeiro: Imago. (Obra publicada originalmente em 1897)
Freud, S. (1972). A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago. (Obra publicada originalmente em 1900)
Galvão, I. (2003). Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In V.A. Arantes & J. G. Aquino (Eds.), Afetividade na escola. Alternativas teóricas e práticas (pp. 71-88). Campinas, SP: Ed. Summus.
Gonzalez-Rey, F. (2004). O sujeito, a subjetividade e o outro na dialética complexa do desenvolvimento humano. In L. M. Simão & A. M. Martinez (Eds.), O outro no desenvolvimento humano. Diálogos para a pesquisa e a prática do profissional em psicologia (pp. 1-27). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Gouin-Décarie, T. (1968). Intelligence et affectivité chez le jeune enfant. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé.
Aplanche, J., & Pontalis, J-J. (1977). Vocabulário de Psicanálise. Lisboa: Moraes Editores
Oliveira, M. K. (1992). O problema da afetividade em Vygotsky. In Y. de La Taille, M. K. Oliveira, & H. Dantas (Eds.), Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão (pp.75-84). São Paulo: Summus.
Oliveira, M. K. & Rego, T. (2003). Vygotsky e as complexas relações entre cognição e afeto. In V. A. Arantes & J. G. Aquino (Eds.), Afetividade na escola. Alternativas teóricas e práticas (pp.13-34). São Paulo: Summus.
Piaget, J. (1926). La representation du monde chez l’enfant. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé
Piaget, J. (1945). La formatiom du symbole chez l’enfant. Paris : P.U.F.
Piaget, J. (1954). Les relations entre l’affectivité et l’intelligence dans le dévéloppement de l’enfant. Bulletin de Psychologie, 7, 69-71; 143-150; 522-523.
Piaget, J. (1994). La relación del afecto com la inteligência en el desarrollo mental del niño. In G. Delahanty, & J. Perrés (Eds.), Piaget y el psicoanálisis (pp. 181-289). Universidad Autónoma Metropolitana: Xochimilco. (Trabalho original publicado em 1962).
Piaget, J. (1968)- Préface. In T. Gouin Décarie (Ed.), Intelligence et affectivité chez le jeune enfant (pp 5-8). Neuchâtel: Delachaux et Nistlé.
Scherer, K. R. (1989/1993). Les émotions: fonctions et composantes. In K.R. Scherer & B. Rimé (Eds.), Textes de base en Psychologie. Les emotions (pp. 97-129). Neuchâtel: Delachaux et Niestlé.
Simão, L. M. (2004). Alteridade no diálogo e construção do conhecimento. In L.M. Simão & A. M. Martinez (Eds.), O outro no desenvolvimento humano. Diálogos para a pesquisa e prática profissional em psicologia (pp.29-39). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Vygotsky, L. S. (1999). O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (2001). Psicologia pedagógica. São Paulo: Artmed
Wallon, H. (1941). L’évolution psychologique de l’enfant. Paris: Armand Colin.

Téléchargements

Publié-e

2011-07-13

Comment citer

Coelho de Souza, M. T. C. (2011). As Relações entre Afetividade e Inteligência no Desenvolvimento Psicológico. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(2), 249–254. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17530

Numéro

Rubrique

Revisão da Literatura