As Relações entre Afetividade e Inteligência no Desenvolvimento Psicológico

Autores/as

  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Afetividade, Inteligência, Desenvolvimento psicológico

Resumen

Este texto apresenta considerações sobre as relações entre afetividade e inteligência no desenvolvimento psicológico, a partir de quatro modelos teóricos: as perspectivas psicogenéticas de Piaget, Wallon, Vygotsky e concepções extraídas da teoria psicanalítica de Freud. O objetivo é apontar as ênfases de cada abordagem para os aspectos afetivos e cognitivos e seu papel no desenvolvimento psicológico. Como conclusão, pode-se dizer que os modelos, interessados pela gênese da construção do conhecimento ou pela constituição do psiquismo, apresentam diferentes tipos de relação entre afetividade e inteligência. Uns propõem relações de alternância (Wallon); complementaridade de um em relação ao outro (Vygotsky) ou correspondência (Piaget) entre afetividade e inteligência, enquanto outro enfatiza aspectos pulsionais que interferem no funcionamento psicológico afetivo e cognitivo (Freud).

 

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Publicado

2011-07-13

Cómo citar

Coelho de Souza, M. T. C. (2011). As Relações entre Afetividade e Inteligência no Desenvolvimento Psicológico. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(2), 249–254. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17530

Número

Sección

Revisão da Literatura