Mapas Políticos:

A Relevância do Nível de Formação Para a Estrutura Subjetiva do Panorama Político Brasileiro

Auteurs-es

  • Damian Lãge Universitãt Zürich, Suiça

Mots-clés :

Psicologia política, Mapa cognitivo, Nível de instrução, Classificação hierárquica, NNDS

Résumé

RESUMO - O conhecimento político das camadas da população que possuem diferentes níveis de instrução é examinado através do modelo dos mapas políticos. O método da classificação hierárquica permite revelar relações subjetivas de semelhanças entre partidos e políticos brasileiros. Tais relações podem ser traduzidas em estruturas geométricas, por meio da escala multidimensional nâo-métrica (Nonmetric Multidimensional Scaling - NMDS). Comparações entre camadas da população com diferentes níveis de instrução demonstram que pessoas com formação escolar deficiente têm muita dificuldade em classificar as estruturas dos grandes blocos políticos. A comparação com uma investigação feita paralelamente no Chile permite classificar os resultados num contexto de psicologia cognitiva. Além disso, a relevância do acesso à mídia é discutida.

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Publié-e

2012-09-24

Comment citer

Lãge, D. (2012). Mapas Políticos:: A Relevância do Nível de Formação Para a Estrutura Subjetiva do Panorama Político Brasileiro. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(2), 135–143. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17241