PRÁTICAS EDUCATIVAS:
A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA DETERMINAÇÃO DE SEU DIA-A-DIA
Mots-clés :
Práticas educativas, Aquisição de independência, Perfil de rotina diária, Famílias urbanas de nível médioRésumé
As práticas educativas usadas pela família com a criança podem favorecer ou não a aquisição de sua independência. Este trabalho pretende descrever como mães de nível educacional médio-alto lidam com este aspecto na educação de seus filhos de três a oito anos de idade. Para tanto foram entrevistadas 110 mães segundo o Roteiro Reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha (1979), e analisadas suas respostas a 43 questões que investigam quem - mãe ou filho - direciona as situações de rotina diária. Os resultados demonstram que as mães mantém a estruturação da rotina diária deixando um grande espaço para as decisões da criança, exigindo cumprimento de um número pequeno de normas (principalmente nas áreas de higiene e saúde). Este perfil indica preocupação com o desenvolvimento da autonomia da criança; é semelhante ao considerado adequado pela literatura de orientação de pais, e afina-se ao adotado pelas camadas médias urbanas
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