PRÁTICAS EDUCATIVAS:

A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA DETERMINAÇÃO DE SEU DIA-A-DIA

Autores/as

  • Zélia Maria Mendes Biasoli Alves
  • Regina Helena Lima Caldana

Palabras clave:

Práticas educativas, Aquisição de independência, Perfil de rotina diária, Famílias urbanas de nível médio

Resumen

As práticas educativas usadas pela família com a criança podem favorecer ou não a aquisição de sua independência. Este trabalho pretende descrever como mães de nível educacional médio-alto lidam com este aspecto na educação de seus filhos de três a oito anos de ida­de. Para tanto foram entrevistadas 110 mães segundo o Roteiro Reestru­turado de Biasoli-Alves e Graminha (1979), e analisadas suas respostas a 43 questões que investigam quem - mãe ou filho - direciona as si­tuações de rotina diária. Os resultados demonstram que as mães mantém a estruturação da rotina diária deixando um grande espaço para as de­cisões da criança, exigindo cumprimento de um número pequeno de nor­mas (principalmente nas áreas de higiene e saúde). Este perfil indica preocupação com o desenvolvimento da autonomia da criança; é seme­lhante ao considerado adequado pela literatura de orientação de pais, e afina-se ao adotado pelas camadas médias urbanas

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Publicado

2012-08-23

Cómo citar

Biasoli Alves, Z. M. M., & Lima Caldana, R. H. (2012). PRÁTICAS EDUCATIVAS:: A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA DETERMINAÇÃO DE SEU DIA-A-DIA. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(02), 231–242. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17135