O efeito do feedback na resolução de problemas de formação de subconjuntos
Mots-clés :
Escolha-segundo-o-modelo, Formação de subconjuntos, Raciocínio verbal, Crianças de primeiro grauRésumé
RESUMO - Utilizou-se o método da dupla estimulação para verificar se o desempenho de crianças apresenta as características descritas por Vigotsky (1986). Utilizou-se um conjunto de blocos lógicos divididos em quatro subconjuntos correspondentes a quatro "nomes". As tentativas envolviam a apresentação de um bloco-modelo e o sujeito era instruído para escolher 11 dentre os 47 restantes, que achasse que tinham o mesmo nome. Foram utilizados pontos por acerto como feedback e nálise individual dos dados. Em três dos quatro sujeitos, após várias tentativas com acertos ao acaso, o número de acertos subia abruptamente. Antes da resolução ocorriam ocasionalmente: a) predominância de um valor de uma das quatro propriedades; e b) aumento gradual do número de propriedades dos blocos escolhidos idênticos ao modelo. A característica da curva de acertos, em degrau, tem sido considerada como típica da aprendizagem humana, em que a solução da tarefa exige controle do comportamento do sujeito por sua própria verbalização. Palavras-chave: escolha-segundo-o-modelo, formação de subconjuntos, raciocínio verbal, crianças de primeiro grau.
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