O efeito do feedback na resolução de problemas de formação de subconjuntos

Auteurs-es

  • Olavo de Faria Galvão Universidade Federal do Pará
  • Carta Cristina Paiva Paracampo Universidade Federal do Pará
  • Eliane Souza de Deus Neto* Universidade Federal do Pará
  • João Batista Leão Figueiredo Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará
  • Tânia Vêda Rodrigues Pereira Universidade Federal do Pará

Mots-clés :

Escolha-segundo-o-modelo, Formação de subconjuntos, Raciocínio verbal, Crianças de primeiro grau

Résumé

RESUMO - Utilizou-se o método da dupla estimulação para verificar se o desempenho de crianças apresenta as características descritas por Vigotsky (1986). Utilizou-se um conjunto de blocos lógicos divididos em quatro subconjuntos correspondentes a quatro "nomes". As tentativas envolviam a apresentação de um bloco-modelo e o sujeito era instruído para escolher 11 dentre os 47 restantes, que achasse que tinham o mesmo nome. Foram utilizados pontos por acerto como feedback e nálise individual dos dados. Em três dos quatro sujeitos, após várias tentativas com acertos ao acaso, o número de acertos subia abruptamente. Antes da resolução ocorriam ocasionalmente: a) predominância de um valor de uma das quatro propriedades; e b) aumento gradual do número de propriedades dos blocos escolhidos idênticos ao modelo. A característica da curva de acertos, em degrau, tem sido considerada como típica da aprendizagem humana, em que a solução da tarefa exige controle do comportamento do sujeito por sua própria verbalização. Palavras-chave: escolha-segundo-o-modelo, formação de subconjuntos, raciocínio verbal, crianças de primeiro grau.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Bentall, R. P., Lowe, С. F. & Beasty, A. (1985). The role of verbal behavior in human
learning: II. Developmental differences. Journal of the Experimental Analysis of
Behavior, 43, 165-181.
Bentall, R. P. & Lowe, C. F. (1987), The role of verbal behavior in human learning: III.
Instructional effects in children. Journal of the Experimental Analysis of Behavior,
17, 177-190.
Cória-Sabini, M. A. & Musiello, A. M. (1987). A inter-relação do desempenho de crianças
em tarefas que envolvem mobilidade retroativa e antecipatória. Arquivos Brasileiros
de Psicologia, 39 (2), 116-122.
Dias, M. G. B. B. (1988). A compreensão de silogismos em crianças. Psicologia: Teoria
e Pesquisa, 4 (2), 85-186.
Fávero, M. H. (1987). Inclusão de classes e condito sócio-cognitivo. Psicologia, 13
(3), 156-169.
Galvão, O. F., Alves, J. M., Neto, E. S. D., Soares, M. С S. & Pereira, T. Y. R. (no
prelo). Estratégias de formação de subconjuntos de objetos em crianças de 3 a
12 anos. Psicologia.
Judd, S. A. & Mervis, C. D. (1979). Learning to solve class inclusion problems: the roles
of quantification and recognition of contradiction. Child Development, 50 (1),
163-169.
Lowe, C. F., Beasty, A. & Bentall, R. P. (1983). The role of verbal behavior in human
learning: infant performance on fixed-interval schedules. Journal of the Experimental
Analysis of Behavior, 39, 157-164.
Marcuschi, L. A. (1978). A formação de conceitos como questão semântica. Revista
Brasileira de Lingüística, 5 (2), 63-86.
Roberge, J. J. & Paulus, D. H. (1971). Developmental patterns for children's class and
conditional reasoning abilities. Developmental Psychology, 4, 191-200.
Siegler, R. S. (1987). The perils of averaging data over strategies: an example from
children's addition. Journal of Experimental Psychology: General, 116 (3),
250-264.
Srnedstund, J. (1966). Les origines sociales de la décentration. Em F. Bresson & H.
de Montmollin (Orgs.). Psychoiogie et Epistémologie Génétiques, Thémes Piagétiens,
Paris: Dunod, 158-167. (Citado por Fávero, M. H., 1987).
Stoddard, L. Т., Sidman, M. & Brady, J. V. (1988). Fixed-interval and fixed-ratio reinforcement
schedules with human subjects. The Analysis of Verbal Behavior, 6,
33-44.
Vaughan, M. E. (1985). Repeated acquisition in the analysis of rule-governed behavior.
Journal of the Experimental Analyis of Behavior, 44, 175-184.
Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (1986). Thought and Language. Cambridge: The MIT Press.
Zankov, L. (1984). La ensenanza у el desarrollo. Moscou: Editorial Progreso.

Téléchargements

Publié-e

2012-08-15

Comment citer

Galvão, O. de F., Paiva Paracampo, C. C., Souza de Deus Neto*, E., Leão Figueiredo, J. B., Ramos Pontes, F. A., & Vêda Rodrigues Pereira, T. (2012). O efeito do feedback na resolução de problemas de formação de subconjuntos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 6(1), 37–54. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17083

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s