Generalidade da Aprendizagem em Situações de Uso de Ferramentas por um Macaco-Prego, Cebus Apella

Autores

  • Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage Universidade Federal do Pará
  • Olavo de Faria Galvão

Palavras-chave:

Cebus apella, Compreensão, Generalização, Uso de ferramentas

Resumo

Estudos sobre o uso de ferramentas em primatas do gênero Cebus divergem sobre se esta habilidade seria do tipo associativa ou “por compreensão”. Estudos mostraram que o uso de ferramentas aprendido em um contexto pode se transferir para outros contextos, indicando que algo além da aprendizagem “estímulo-e-resposta” estaria envolvido. Neste estudo um macaco-prego foi exposto a duas situações problema, uma em que o animal precisava encaixar duas varetas para alcançar um pedaço de alimento e outra em que o animal precisava encaixar outro modelo de varetas para golpear um equipamento. Os resultados mostraram que a resolução do primeiro problema facilitou a resolução do segundo, indicando que em novas situações respostas anteriormente bem sucedidas se tornam mais prováveis.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Delage, P. E. G. A., & Galvão, O. de F. (2011). Generalidade da Aprendizagem em Situações de Uso de Ferramentas por um Macaco-Prego, Cebus Apella. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(4), 687–694. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17493

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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