O ESTUDO DA INTELIGÊNCIA:

DIVERGÊNCIAS, CONVERGÊNCIAS E LIMITAÇÕES DOS MODELOS

Auteurs-es

  • Leandro Almeida
  • Antonio Roazzi
  • Alina Spinillo

Résumé

As três principais correntes no estudo da inteligência (psi-cométrica, do desenvolvimento e cognitiva) foram analisadas de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos que as caracterizam e das implicações práticas que delas decorrem. Os autores enfatizam os limites destas três perspectivas onde a inteligência é considerada uma noção universal e genérica, à parte das influências sociais e culturais. Afirmam ainda que caracterizar a inteligência como independente desses aspectos ê uma concepção errônea de sua função e significado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Almeida, L S. & Cruz, O. (1985). Utilização dos testes psicológicos: algumas considerações
sobre a sua utilização. Jornal de Psicologia, 4(1), 13-17.
Bruner, J. S., Oliver, R. R. & Greenfield, P. M. (1966). Studies in cognitive growth.
New York: John Wiley.
Buck-Morss, S. (1975). Socio-economic bias in Piagefs theory and its implications for
cross-cultural studies. Human Development, 18, 35-49.
Carraher, T. N. (1983). Método clínico: usando os exames de Piaget. Rio de Janeiro:
Editora Vozes.
Carraher, T. N. & Brito, L. F. (1979). Modelos e métodos do diagnóstico da inteligência.
Em T. N. Carraher (Org.), Psicologia clínica e psicoterapia. Belo Horizonte:
Interlivros, pp. 13-26.
Carraher, T. N., Carraher, D. W. & Schliemann, A. D. (1985). Mathematics in the
streets and in schools. British Journal of Developmental Psychology, 3, 21-29.
Carroll, J. B. (1976). Psychometric tests as cognitive tasks: a new "structure of intellect".
Em L. B. Resnick (Org.). The Nature of Intelligence. Hillsdale, N. J.: Er-
Ibaum.
Davydov, V. & Radzikhovskii, L. A. (1980). Vygotsky's theory and the activity principle
in psychology (II). Voprosy Psikhologii, 6, 48-59.
Feuerstein, R. (1968). The learning potential assessment device: a new method for
assessing modifiability of the cognitive functioning in socio-culturally disadvantaged
adolescents. Unpublished mimeo. Hadassah-Wizo Research Institute, Jerusalem,
Israel.
Goodnow, J. J. (1981). Everyday ideas about cognitive development. Em J. P. Forgas
(Org.). Social cognition. Perspectives on everyday understanding. London: Academic
Press.
Guilford, J. P. (1980). Components versus factors. Behavioral and Brain Sciences, 3,
591-592.
Hertzig, M. E., Birch, H., Thomas, A. & Mendez, O. A. (1968). Class and ethnic differences
in the responsiveness of preschool children to cognitive demands. Monographs
of the Society for Research in Child Development, 33 (1, serial No. 117).
Hudson, L (1970). The ecology of human intelligence. Harmondsworth: Penguin.
Irvine, J. T. (1978). Wolofs magical thinking: culture and conservation revisited.
Journal of cross-cultural psychology, 9, 300-310.
Kozulin, A. (1984). Psychology in utopia. Cambridge, MA: MIT Press.
Luria, A. R. (1976). Cognitive development. Its cultural and social foundation. Cambridge:
Harward University Press.
McGarrigle, J. & Donaldson, M. (1974). Conservation accidents. Cognition, 3,
341-350.
Mercer, J. R. (1971). Sociocultural factors in labeling mental retardates. Peabody
Journal of Education, 48, 188-203.
Mercer, J. R. (1972). IQ: The lethal label. Psychology Today, p. 44.
Neisser, U. (1967). Cognitive Psychology. New York: Appleton-Century-Crofts.
Piaget, J. (1971). Structuralism. London: Routledge & Kegan Paul.
Piaget, J. (1972). Intellectual evolution from adolescence to adulthood. Human Development,
15, 1-12.
Roazzi, A. (1986). Implicações metodológicas na pesquisa transcultural: a influência
do contexto social em tarefas lógicas. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 36(3),
71-91.
Roazzi, A. (1987a). Pesquisa e contexto: métodos de investigação e diferenças sócio-
culturais em questão. Cadernos de Pesquisa, 62, 35-44.
Roazzi, A. (1987b). O desenvolvimento individual, o contexto social e a prática de
pesquisa. Psicologia: Ciência e Profissão, 2, 27-33.
Scribner, S. (1986). Thinking in action: some characteristics of practical thought. Em
R. J. Sternberg & R. K. Wagner (Orgs.). Practical intelligence: nature and origins
of competence in the everyday world. Cambridge: Cambridge University Press.
Spinillo, A. G. & Roazzi, A. (no prelo). A atuação do psicólogo na área cognitiva: reflexões
e questionamentos. Psicologia: Ciência e Profissão.
Sternberg, R. J. (1977). Components processes in analogical reasoning. Psychological
Review, 84, 353-378.
Sternberg, R. J. (1981). Testing and cognitive psychology. American Psychologist, 10,
1181-1189.
Vygotsky, L S. (1962). Thought and language. Cambridge, MA: MIT Press. (Publicação
original em russo em 1934).
Whitely, S. E. (1982). Modeling aptitude test validity from cognitive components.
Journal of Educational Psychology, 72, 750-769.
Wissler, С (1901). The correlation of mental and physical traits. Psychological Monographs,
3(6).
Zazzo, R., Gilly, M. & Verba-Rad, M. (1966). Nouvelle EchelleMetrique de /'Intelligence.
Paris: A. Colin.

Téléchargements

Publié-e

2012-08-09

Comment citer

Almeida, L., Roazzi, A., & Spinillo, A. (2012). O ESTUDO DA INTELIGÊNCIA:: DIVERGÊNCIAS, CONVERGÊNCIAS E LIMITAÇÕES DOS MODELOS. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 5(2), 217–230. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17070

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos