Interação Social e Inferência Lógica
Resumo
Trata-se de um estudo de intervenção no qual se investigou o efeito da interação social no nível de desempenho de crianças de quatro e cinco anos de idade em uma nova tarefa lógico-inferencial envolvendo dedução sobre números. Apresentava-se uma balança de pratos e uma série de caixas com diferentes quantidades de objetos idênticos; em algumas caixas os objetos podiam ser identificados enquanto em outras, não. Mostrava-se à criança que uma caixa A, na qual a quantidadede objetos não era identificada, era mais pesada, por exemplo, do que uma outra caixa com três objetos, e mais leve em comparação com outra caixinha que continha cinco objetos. A tarefa consistia em julgar o número de balas dentro da caixa A.O objetivo era verificar se esta simples tarefa inferência! melhorava em função da interação social. Encontrou-se que crianças que passaram por uma experiência de cooperação com crianças mais habilidosas nesta tarefa melhoravam mais do que outras que não passaram por este tipo de experiência. Conclui-se que a interação social pode melhorar a habilidade das crianças em operar inferências lógicas.