Efeitos de Intervenções em Letramento Emergente: Uma Revisão Bibliográfica na Base ScIELO

Autores/as

  • Sylvia Domingos Barrera USP-RP
  • Iolanda Ribeiro Universidade do Minho
  • Fernanda Leopoldina Viana Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3531

Palabras clave:

Letramento emergente, Programas, Consciência fonológica, Leitura compartilhada, Linguagem oral

Resumen

Na perspectiva do letramento emergente, a alfabetização é influenciada pelas seguintes competências: processamento fonológico, conhecimentos sobre a escrita e linguagem oral. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento sistemático, na base de dados SciELO, de estudos que analisaram o efeito de programas visando ao desenvolvimento de habilidades de letramento emergente em pré-escolares nos últimos dez anos. Dos 15 estudos identificados, oito foram intervenções focadas no desenvolvimento da consciência fonológica, quatro tiveram foco na linguagem oral, baseando-se na leitura compartilhada e três abordaram ambos os tipos de habilidades. Apesar da diversidade, apenas um estudo não obteve efeitos positivos significativos. Os resultados sugerem maior eficácia de programas abordando tanto habilidades linguísticas, quanto metalinguísticas. Questões metodológicas e implicações educacionais são discutidas.

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Biografía del autor/a

Sylvia Domingos Barrera, USP-RP

Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Fernanda Leopoldina Viana, Universidade do Minho

Instituto de Educação

Publicado

2019-02-21

Cómo citar

Barrera, S. D., Ribeiro, I., & Viana, F. L. (2019). Efeitos de Intervenções em Letramento Emergente: Uma Revisão Bibliográfica na Base ScIELO. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3531

Número

Sección

Revisão da Literatura