Efeitos de uma Intervenção na Abordagem Fônica em Alunos com Dificuldades de Alfabetização

Autores

  • Sylvia Domingos Barrera USP-RP
  • Maria Inês de Souza Vitorino Justino

Palavras-chave:

Psicologia; Psicologia Educacional, Alfabetização, Consciência fonológica, Fracasso escolar, Método fônico

Resumo

O estudo buscou avaliar os efeitos de uma intervenção, baseada no desenvolvimento da consciência fonológica e utilização de abordagem fônica, em alunos com graves defasagens na alfabetização. Participaram da pesquisa 31 alunos de 4ª. a 8ª. séries de uma escola pública, com idade média de 11,9 anos. A pesquisa seguiu o delineamento pré-teste/ intervenção/ pós-teste. No pré-teste foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, conhecimento de letras, leitura e escrita. A intervenção ocorreu em duas aulas semanais, de duas horas cada, durante 10 meses. No pós”“teste, foram reavaliadas as mesmas habilidades do pré-teste. Análises estatísticas mostraram diferenças significativas entre pré e pós-teste para todas as habilidades avaliadas, sugerindo a eficácia da intervenção realizada para a alfabetização dos participantes.

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Publicado

2012-12-17

Como Citar

Barrera, S. D., & Justino, M. I. de S. V. (2012). Efeitos de uma Intervenção na Abordagem Fônica em Alunos com Dificuldades de Alfabetização. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(4), 399–407. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17577