Desempenho ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes condições de solicitação

Autores

  • Gislaine Gasparin Nobile USP-RP
  • Sylvia Domingos Barrera USP-RP

Palavras-chave:

Psicologia Educacional, Ortografia, Linguagem escrita, Metalinguística

Resumo

A pesquisa teve como objetivos investigar as relações entre conhecimento ortográfico e produção escrita de textos, além de analisar em que medida diferentes condições de produção afetam a qualidade dos textos narrativos. Participaram do estudo 72 alunos do 5º. Ano do Ensino Público Fundamental. Os dados foram coletados pela aplicação de um ditado e três produções de texto: livre, a partir de sequência de figuras e reconto. Os resultado smostraram que os alunos possuem conhecimento precário da ortografia, sendo os erros mais frequentes aqueles envolvendo regularidades contextuais e morfossintáticas, além dos casos irregulares. Os textos mais elaborados foram aqueles produzidos a partir do reconto. Foi obtida correlação positiv moderada, mas significativa, entre escrever ortograficamente correto e produzirtextos mais elaborados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-02

Como Citar

Nobile, G. G., & Barrera, S. D. (2017). Desempenho ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes condições de solicitação. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18007

Edição

Seção

Estudos Empíricos