Capacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literatura

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DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39310.pt

Palabras clave:

Bullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemática

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de pesquisas com o objetivo de investigar características e limitações dos estudos que capacitaram professores a intervir sobre bullying escolar. Buscou-se artigos em 10 bases de dados com os descritores: bullying OR bully AND “teacher training”; “bullying prevention” AND “teacher training” e “bullying prevention” e seus respectivos termos em português. Foram recuperados 1043 artigos, restando dez para a análise. Quatro estudos avaliaram o efeito da capacitação sobre o desempenho dos participantes e, destes, somente dois investigaram a habilidade/comportamento do professor. As capacitações limitam-se a transmitir informações ao invés de desenvolver comportamentos para professores serem hábeis a manejar situações de bullying escolar. Discute-se as limitações dos estudos e possibilidades para futuras intervenções.

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Publicado

2023-07-07

Cómo citar

Panosso, M. G., Kienen, N., & Brino, R. de F. (2023). Capacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literatura. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39310.pt

Número

Sección

Revisão da Literatura